O bacharel em Ciência da Computação possui um currículo com sólida formação científica e multidisciplinar, tanto teórica quanto prática que, antes de tudo, o caracteriza como Cientista. Ele está apto a resolver problemas, informatizando e/ou automatizando porções do mundo real em qualquer que seja a área do conhecimento humano. Pode, portanto, desenvolver atividades profissionais em empresas de Computação e Informática; ser empreendedor na área de Computação e Informática; e ainda exercer atividades de pesquisa.
Portanto, do egresso de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação é exigida uma predisposição e aptidões para a área, além de um conjunto de competências, habilidades e atitudes a serem adquiridas durante a realização do curso.
As seguintes aptidões, comuns aos campos de atuação citados, são esperadas do aluno do Curso de Ciência da Computação:
• Perfil com forte embasamento conceitual em áreas que desenvolvam o raciocínio, senso crítico e habilidades intelectuais.
• Domínio dos conceitos fundamentais das diversas áreas da computação.
• Concentração, dedicação, persistência e raciocínio lógico e abstrato;
• Domínio do processo de projeto e implementação de sistemas computacionais, envolvendo tanto software quanto hardware.
• Disposição para um estado permanente de estudo de novos e complexos assuntos;
• Capacidade de síntese e análise.
Espera-se que o egresso do Curso possua as seguintes competências técnicas:
• Visão sistêmica e holística da área de computação;
• Profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à área de computação;
• Eficiência na operação de equipamentos computacionais e sistemas de software;
• Capacidade de, com base nos conceitos adquiridos, iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar qualquer projeto de software;
• Capacidade para projetar e desenvolver sistemas que integrem hardware e software;
• Capacidade para avaliar prazos e custos em projetos de software;
• Competência para identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passíveis de solução via computação;
• Capacidade para pesquisar e viabilizar soluções de software para várias áreas de conhecimento e aplicação;
• Compreensão da importância de se valorizar o usuário no processo de interação com sistemas computacionais e competência na utilização de técnicas de interação homem-máquina neste processo;
• Capacidade para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica;
• Aplicação eficiente dos princípios de gerenciamento, organização e busca de informações;
• Conhecimento de aspectos relacionados à evolução da área de computação, de forma a poder compreender a situação presente e projetar a evolução futura.
O egresso do Curso também deverá demonstrar as seguintes habilidades gerais:
• Desenvolver raciocínio lógico e matemático;
• Compreensão do mundo e da sociedade em função de uma boa base humanística;
• Saber liderar e ser liderado;
• Comunicação oral e escrita, com destaque para o uso correto da língua portuguesa e para um grau de fluência na língua inglesa suficiente para a leitura e escrita de documentos técnicos na área;
• Trabalho em grupo e com equipes multidisciplinares;
• Desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para problemas e situações da vida profissional;
• Consideração de aspectos de negócios no processo de gerenciamento de um projeto;
• Saber aprender e transmitir conhecimentos;
• Saber conciliar teoria e prática;
• Adaptação à constante e rápida evolução da área.