A Seção de Laboratórios e Multimeios do IFMG Campus Formiga é um Setor subordinado diretamente à Diretoria de Ensino do Campus responsável por supervisionar e administrar os Laboratórios didáticos do Campus.

O IFMG Campus Formiga possui até o presente momento 15 laboratórios didáticos totalmente equipados e 01 uma sala de estudos com computadores para atender a demanda  de todos os Cursos ofertados no Campus.

Conheça um pouco mais de cada Laboratório:

Laboratório de Arquitetura e Redes

Laboratório de Automação

Laboratório de Biologia e Química

Laboratório de Circuitos Elétricos

Laboratório de Eletrônica

Laboratório de Física

Laboratório de Informática 01

Laboratório de Informática 02

Laboratório de Informática 03

Laboratório de Informática 04

Laboratório de Inteligência Computacional - Linc

Laboratório de Máquinas Elétricas

Laboratório de Ensino de Matemática

Laboratório de Robótica Educacional

Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário - LICEU LabMaker

 

Reservas de ambiente

Reserva para os Laboratórios de Arquitetura e Redes, Ensino de Matemática, Inteligência Computacional, e Robótica Educacional.

Podem requerer o espaço desses laboratórios Docentes e Técnicos administrativos mediante agendamento na Diretoria de Ensino (DE).
Solicitação de Uso de Laboratórios fora de horário de aula deve ser realizada via Google Agenda:

  1. O servidor realizará o preenchimento e a submissão da solicitação de uso do laboratório com antecedência através do Google Agenda vinculado ao e-mail institucional do servidor, mediante a disponibilidade do laboratório.
  2. Em caso de deferimento do pedido, a Diretoria de Ensino aprovará a solicitação de reserva através do sistema de agendamento (Google Agenda).

Reserva para os Laboratórios de Informática 01, 02, 03 e 04.

Podem requerer o espaço desses laboratórios Docentes e Técnicos administrativos e discentes mediante agendamento.

Reservas solicitadas por Docentes e Técnicos administrativos: Solicitação de Uso de Laboratórios fora de horário de aula por Docentes e Técnicos administrativos deve ser realizada via Google Agenda:

  • O servidor realizará o preenchimento e a submissão da solicitação de uso do laboratório com antecedência através do Google Agenda vinculado ao e-mail institucional do servidor, mediante a disponibilidade do laboratório.
  • Em caso de deferimento do pedido, a Diretoria de Ensino aprovará a solicitação de reserva através do sistema de agendamento (Google Agenda).

Reservas solicitadas por Discentes: O discente deverá realizar a reserva via Formulários do Google disponível abaixo.

  • O agendamento deverá ser feito levando em conta os horários de disponibilidade dos Laboratórios bem como os horários de disponibilidade dos(as) técnicos(as). Para um melhor controle, pedimos para ser realizada a reserva com 48 horas de antecedência. A reserva será confirmada mediante a um e-mail de confirmação de recebimento da solicitação automática para o solicitante, o qual não é necessário responder. Caso precise que seja feita qualquer alteração na reserva, o técnico responsável enviará outro e-mail.
  • O acesso aos laboratórios para a realização de qualquer atividade prática só será permitido se estiver seguindo todas as normas de segurança, sem exceção.

 

 Reserva para os Laboratórios de Automação, Circuitos Elétricos, Eletrônica, Física, Máquinas Elétricas e Biologia e Química.

  • Podem requerer o espaço desses laboratórios Docentes, Técnicos administrativos e discentes mediante agendamento via Formulários do Google disponível abaixo.
    A realização de Trabalho Extraclasse, Iniciação Científica, reposição de aulas prática, preparação de aula (por parte dos professores) ou qualquer outra atividade que necessite a utilização de algum desses laboratórios fora dos horários em que ocorrem as aulas regulares deve via estes formulários.
    O agendamento deverá ser feito levando em conta os horários de disponibilidade dos Laboratórios bem como os horários de disponibilidade dos(as) técnicos(as). Tais horários são fornecidos no próprio Formulário. Para um melhor controle, pedimos para ser realizada a reserva com 48 horas de antecedência. A reserva será confirmada mediante a um e-mail de confirmação de recebimento da solicitação automático para o solicitante, o qual não é necessário responder. Caso precise que seja feita qualquer alteração na reserva o técnico responsável enviará outro e-mail.
  • O acesso aos laboratórios para a realização de qualquer atividade prática só será permitido se estiver seguindo todas as normas de segurança, sem exceção.

 

Reserva para os ambientes do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário -LICEU LabMaker -

Podem requerer os espaços de LabMaker e Miniaditório de Ideação do -LICEU LabMaker-: Docentes e Técnicos administrativos mediante agendamento via Formulários do Google.

Podem requerer o espaço de Coworking do -LICEU LabMaker- : Docentes e Técnicos administrativos mediante cadastro de projetos, vinculados as temáticas do -LICEU LabMaker - (Criatividade, Inovação, Empreendedorismo e Cultura Maker) via Formulários do Google.

O agendamento deverá ser feito levando em conta os horários de disponibilidade dos Laboratórios bem como os horários de disponibilidade do estagiário do -LICEU LabMaker- ou dos membros da equipe gestora. Tais horários são fornecidos no próprio Formulário. Para um melhor controle, pedimos para ser realizada a reserva com 48 horas de antecedência. A reserva será confirmada mediante a um e-mail de confirmação de recebimento da solicitação automático para o solicitante, o qual não é necessário responder. Caso precise que seja feita qualquer alteração na reserva o estagiário responsável enviará outro e-mail.

O acesso aos laboratórios para a realização de qualquer atividade prática só será permitido se estiver seguindo todas as normas de segurança, sem exceção.

 

Formulários para utilização de ambientes laboratoriais:

Laboratório de Automação - PLC

Laboratório de Biologia e Química

Laboratório de Circuitos Elétricos

Laboratório de Eletrônica

Laboratório de Física

Laboratórios de Informática

Laboratório de Máquinas Elétricas

Laboratório Maker e Miniauditório -LICEU LabMaker -

 

Utilização de recursos de multimídia

Para solicitar  apoio de recursos de multimídia com caixa de som, microfone, entre outros o servidor deverá enviar sua demanda via Formulários do Google disponível abaixo. Sua solicitação só estará confirmada após análise do técnico responsável sobre a disponibilidade na data e horário pretendido e envio de um e-mail de confirmação.
É de responsabilidade do requisitante providenciar a retirada e a devolução dos equipamentos na Sala do Administrativa do Setor (Primeiro Andar do Bloco B). Salientamos que não deixem nenhum dos equipamentos no ambiente em que foi usado sem supervisão.

 

Formulário para utilização de recursos multimeios:

Formulário para utilização de Recursos Multimeios - Caixa de som e microfones

 

Comunicação de problemas com equipamentos e chave do laboratório (RFId)

Problemas relacionados aos computadores dos laboratórios de ensino, como por exemplo, o computador não liga, o teclado não funciona, dentre outros, devem ser direcionados ao Setor de Laboratórios. Essa demanda deve ser enviada para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. No e-mail deve conter: o nome do Laboratório, o número de identificação do computador e a descrição do problema. A fim de agilizar esse processo foi fixado em todos os computadores um adesivo com um QR Code que iniciará o preenchimento do e-mail.

Já os problemas com equipamentos, componentes ou outros, relacionados aos Laboratórios de Automação PLC, Circuitos Elétricos, Eletrônica, Física e Química e Máquinas Elétricas devem ser reportados imediatamente para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., informando o Laboratório, o equipamento com problema (se possível o número de patrimônio) e o problema apresentado.

No caso de perda ou extravio da chave do laboratório (RFId) o servidor deverá:

  1. Comunicar ao vigilante para que ele tranque o laboratório;
  2. Registrar o fato no livro de ocorrências;
  3. Comunicar formalmente via e-mail, ao Setor de Laboratórios (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) para que seja efetuada a exclusão da chave no cadastro;
  4. Comunicar à Diretoria de Ensino (DE) para tomar as providencias cabíveis (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.).

 

Normas de Segurança e Utilização da Seção:

 MANUAL DE UTILIZAÇÃO, SEGURANÇA E CONDUTA DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS E DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS MULTIMEIOS (899,95 kB)

 

Normas adicionais de segurança para conhecimento:

Prevenção de Incêndio - COBOM

NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI

NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

NR 12 - Máquinas e Equipamentos

NR 16 - Atividades e Operações Perigosas

NR 20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

NR 26 - Sinalização de segurança

 

Contatos:

Assuntos relacionados aos Laboratórios destinados aos cursos da Engenharia Elétrica e Técnico em Eletrotécnica devem ser encaminhados para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assuntos relacionados aos Laboratórios de Informática ou problemas com os computadores de qualquer dos Laboratórios didáticos devem ser encaminhados para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Telefone: (37) 3322-8432 / 3322-8434 Ramal 4.

 

Equipe técnica da Seção:

Alysson Fernandes Silva  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.    Lattes

Cargo: Técnico de Laboratório - Área Eletrotécnica

Formação:

  • Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho. (Carga Horária: 620h) - Universidade Cândido Mendes, UCAM, Brasil. 2017 - 2019
  • Graduação em Engenharia Elétrica - Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil. 2009 - 2016
  • Curso técnico/profissionalizante em Ajustador Mecânico - SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SÃO JOSÉ DA BARRA MG. 2008 - 2008
  • Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrotécnica. Escola Estadual de Furnas, EEF, Brasil. 2007 - 2008

Andreza Patrícia Batista  Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.     Lattes

Cargo: Técnico de Laboratório - Área Eletrônica

Formação:

  • Mestrado em andamento em Engenharia de Sistemas e Automação (Conceito CAPES 3) - Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. 2021 - em andamento.
  • Graduação em Engenharia Elétrica - Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil. 2013 - 2018.
  • Curso técnico/profissionalizante em Técnico eletroeletrônica - SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil. 2010 - 2011.

 

Fabrício Daniel Freitas Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.    Lattes

Cargo: Técnico de Mecânica

Formação:

  • Especialização em Arquitetura e Infraestrutura de T.I.. (Carga Horária: 520h) - FACULDADE MINAS GERAIS, CCESMG_PPROV, Brasil. 2020 - 2021
  • Graduação em andamento em Ciência da Computação - Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil. 2018 - em andamento.
  • Graduação em Sistemas Para Internet - Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil. 2019 - 2020
  • Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil. 2019 - 2020
  • Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mecânica Automotiva - Centro Federal de Tecnologia Bambuí , CEFET-Bi, Brasil. 2006 - 2008
  • Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mecânica Industrial - Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto, EEDBMG, Brasil. 2004 - 2005

 

Ricardo José da Fonseca Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.    Lattes

Cargo: Técnico de Laboratório - Área Informática

Formação:

  • Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação - Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil. 2018 - 2020
  • Graduação interrompida em 2011 em Bacharel em Engenharia Elétrica - Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil. 2010 - Interrompida
  • Curso técnico/profissionalizante - Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil. 2007 - 2008
  • Curso técnico/profissionalizante - Escola Estadual Jalcira Santos Valadão, EEJSV, Brasil. 1994 - 1995.

 

Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni - Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.    Lattes

Cargo: Técnico de Laboratório - Área Eletrônica

Formação:

  • Mestrado profissional em andamento em Engenharia de Sistemas e Automação (Conceito CAPES 3) - Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. 2019 - em andamento.
  • Graduação em Engenharia Elétrica - Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil. 2013 - 2019
  • Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mecatrônica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil. 2008 - 2009

 

Zamanda Fonseca Coura Silva – Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.    Lattes

Cargo: Técnico de Laboratório - Área Informática

Formação:

  • Especialização em andamento em Redes de Computadores: Projeto e Implementação. (Carga Horária: 360h) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil. 2020 - em andamento.
  • Especialização em MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 600h) - Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil. 2015 - 2017
  • Graduação em Sistemas De Informação - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil. 2011 - 2015
  • Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Redes de Computadores - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil. 2009 -2011

 

Chefe da Seção:

Alysson Fernandes Silva - Técnico em Eletrotécnica: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - Portaria 157/2020