Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesso à informação

O setor de Pesquisa do Campus Formiga integra a Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e é responsável por implementar as políticas inerentes ao desenvolvimento da Pesquisa e da Inovação no Campus Formiga. Além do foco na iniciação científica, um dos principais projetos em andamento é a criação de uma incubadora de empresas de base tecnológica do Campus.

O Setor de Pesquisa e Pós-Graduação é responsável por todo o gerenciamento da pesquisa e da inovação no âmbito do Campus Formiga. Uma de suas principais atribuições é a de registrar, acompanhar e manter arquivado os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Campus, além de promover editais de pesquisa com bolsas de iniciação científica e tecnológica, dentre outras atividades.

Nesta página o usuário irá encontrar informações sobre normas, manuais, formulários e links importantes relativos ao respectivo setor.

Modalidades de Pesquisa

PIBIC: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. O programa é apoiado pelo CNPq com a concessão de bolsas. Os projetos de pesquisa nos quais os alunos participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado. Carga horária 20 horas semanais A vigência de uma bolsa é de até 12 meses.

PIBIC-JR: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes do Ensino Médio. O programa é apoiado pelo CNPq com a concessão de bolsas. Os projetos de pesquisa nos quais os alunos participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado. Carga horária 10 horas semanais A vigência de uma bolsa é de até 12 meses.

PIBITI: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Carga horária 20 horas semanais. A vigência de uma bolsa é de até 12 meses.

PIVIC: O Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) é um programa destinado ao desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação e do ensino médio de destacado desempenho acadêmico. São projetos de pesquisa com qualidade e mérito acadêmico. Suas regras se equivalem aos demais projetos como PIBIC, PIBIC-JR e PIBITI. A vigência do projeto é de até 12 meses.

BIC-JR. EFM: O programa de Bolsas de Iniciação Científica Jr. para Ensino Fundamental e Médio (BIC Jr. EFM) é destinado a estudantes da Rede Pública de ensino, especificamente de escolas municipais ou estaduais de Formiga ou região. O BIC Jr. visa despertar nesses estudantes a vocação científica para a pesquisa além de conceder bolsas para participarem de projetos/atividades de pesquisa ou de extensão científica, tecnológica ou de inovação, orientados por pesquisador qualificado. Carga horária 05 horas semanais. A vigência de uma bolsa é de até 12 meses.

 

Solicitação de documentos: clique aqui

 

Contato:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(37) 3322-8530

 

Acesse

Projetos em andamento

Editais

Relatórios - Projetos de Pesquisa (modelos)

Formulários

Eventos

Auxílio Participação em Eventos

Publicações

Normas

Grupos de Pesquisa

Links úteis

Perguntas frequentes



 
Para o topo.