Nome oficial do laboratório: Laboratório de Ensino de Matemática
Capacidade do ambiente (em número de alunos): 35 alunos
Técnico(s) e/ou professor(es) responsável(is): não informado
Equipamentos e softwares
O Laboratório possui materiais didáticos alternativos, como geoplanos, sólidos geométricos, jogos de xadrez, entre outros jogos e materiais manipulativos.
Benefícios educacionais para os estudantes: O Laboratório de Ensino de Matemática do IFMG tem como foco contribuir para a formação do professor de Matemática. O ambiente do laboratório proporciona aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática experimentar a prática pedagógica. Trata-se de um local de estudo, investigação e produção de conhecimentos.
As atividades desenvolvidas no laboratório proporcionam a articulação das disciplinas pedagógicas à formação profissional, construindo significados às teorias estudadas no curso de Licenciatura em Matemática. Trata-se, portanto, de contribuir com o ensino de Matemática promovendo o desenvolvimento profissional dos futuros professores.
Através do Laboratório de Ensino de Matemática é possível desenvolver projetos de assessoria junto às escolas de ensino fundamental e médio, numa perspectiva de trabalho com metodologias alternativas para melhoria do processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
Objetivos:
- Realizar seminários teóricos para subsidiar o desenvolvimento de atividades no LEM;
- Contribuir com a formação de professores de matemática;
- Fornecer atividades que desenvolva a criatividade, a interação entre os alunos e professores;
- Relacionar os conteúdos matemáticos com atividades cotidianas;
- Desenvolver projetos de assessorias às escolas de ensino fundamental e médio;
- Investigar a relação entre os conteúdos matemáticos com os materiais didáticos disponibilizados no laboratório;
Atuação:
- Formação inicial e continuada de professores.
Publico alvo:
- Alunos do curso de Licenciatura em Matemática
- Alunos e professores das escolas públicas de Formiga
Ambiente:
- Motivador e possibilita a interação entre os alunos;
- Espaço de realização de pesquisa.
- Um espaço de construção do conhecimento e novas práticas de ensino.
Característica das atividades:
- Promove a construção de conhecimentos.
- Atividades interativas.
- Atividades Investigativas.
Metodologia de trabalho:
- Trabalhos em grupos.
- Grupos de estudos.
- Práticas de pesquisa.
Papel do professor:
- Mediador e orientador do processo de ensino e aprendizagem.
- Estimulador da aprendizagem.
- Pesquisador e facilitador.