Estará aberto entre os dias 18 de junho e 06 de julho, o período de Solicitação de Renovação de Matrícula, que deve ser feita apenas pelos alunos dos cursos de graduação. A solicitação é exclusivamente pela internet através do Portal MeuIFMG. Para tal, a Secretaria disponibiliza um tutorial, que pode ser acessado ao final da página.

Por que é importante renovar a matrícula

O aluno que não solicitar a renovação de sua matrícula perderá a vaga e terá seu registro cancelado. Aqueles que estiverem com matrículas trancadas e os prováveis formandos também deverão renovar.

Importante

Deverá ser utilizado os navegadores Internet Explorer ou Mozilla Firefox. O Google Chrome não funciona corretamente no uso do portal MeuIFMG. Ao iniciar o preenchimento do questionário você deve terminá-lo e não poderá fechar a tela no X, pois sua solicitação não será completada. O acesso deve ser feito em https://meu.ifmg.edu.br/Corpore.Net/Login.aspx > Menu Avaliação Institucional > Item Aluno.

Não deixem para a última hora. Em caso de qualquer problema no acesso à renovação online, o aluno deverá procurar a Secretaria Acadêmica, dentro do período estipulado, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Etapas do processo de renovação de matrícula

O processo de rematrícula para graduação é composto de até três etapas, sendo as etapas de Solicitação de Renovação de Matrícula (etapa 1) e de Sugestão de Matrícula (etapa 2), OBRIGATÓRIAS para todos os alunos.

O período para Sugestão de Matrícula será de 27 de julho a 01 de agosto. Essa etapa consiste na inclusão das disciplinas que os estudantes pretendem cursar. Deverão incluir disciplinas regulares, optativas, equivalentes às que foram reprovados ou antecipar disciplinas, obedecendo às regras do Projeto Pedagógico do Curso.

Após a Sugestão de Matrícula será feita a verificação, pelo sistema, em relação ao mínimo e máximo de alunos por turma, as regras do Projeto Pedagógico, como mínimo e máximo de carga horária a ser cursada por período letivo e as regras de prioridades elencadas no regimento. Disciplinas que tenham duas turmas de laboratório o aluno deverá selecionar o horário que pretende cursar e acompanhar o resultado para verificar se a matrícula foi deferida. Essas turmas têm mínimo e máximo de alunos.

O resultado da Sugestão estará disponível no dia 06 de agosto no portal do aluno, onde as matrículas deferidas deverão ser visualizadas no Menu Quadro de Avisos. O aluno poderá ainda visualizar as deferidas no quadro de horários. Caso a matrícula na disciplina requerida na etapa anterior seja indeferida, haverá a terceira etapa, que será a de Ajuste de Matrícula, facultativa, a ser realizada nos dias 06 e 07 de agosto, onde os alunos terão a oportunidade de incluir uma disciplina no lugar da que foi indeferida, sendo que as mesmas verificações do sistema serão realizadas para o deferimento da matrícula. O resultado final, após o Ajuste de Matrícula, estará disponível no dia 09 de agosto no Menu Quadro de Horários ou Quadro de Avisos.

Estudantes, vocês fazem parte desse processo. Não deixem de participar para não perderem a prioridade da sua matrícula. Dúvidas em relação a quais disciplinas cursar devem ser sanadas com as respectivas Coordenações de Curso.

CRONOGRAMA PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018.

AÇÃO

RESPONSÁVEL

Etapa 1 - Renovação de Matrícula (Obrigatória)

​18 de junho a 06 de julho de 2018