Etapa é obrigatória para alunos da graduação

A Coordenadoria de Registro e Controle Acadêmico informa que estará aberta, entre os dias 26/07 e 31/07, a etapa de sugestão de matrícula para o 2º semestre de 2017, para os cursos de Graduação. Esta etapa será realizada por meio do Meu IFMG (https://meu.ifmg.edu.br/). Leia o tutorial completo para realização da sugestão de matrícula.

Devem ser usados os navegadores Mozilla Firefox ou Internet Explorer para a realização do procedimento. O Navegador Google Chrome não funciona corretamente.

Todos os alunos da graduação deverão realizar essa etapa, que consiste na inclusão das disciplinas que pretendem cursar. Alunos que tenham pendências com a Biblioteca não poderão realizar a sugestão de matrícula e deverão regularizar sua pendência antes do prazo final da sugestão, pessoalmente ou pelo telefone: (37) – 3322-8429.

Após a sugestão de matrícula será feita a verificação, pelo sistema, em relação ao mínimo e máximo de alunos por turma, as regras do Projeto Pedagógico, como mínimo e máximo de carga horária a ser cursada por período letivo e as regras de prioridades elencadas no regimento. Em disciplinas que tenham duas turmas de laboratório o aluno deverá selecionar o horário que pretende cursar e acompanhar o resultado para verificar se a matrícula foi deferida. Essas turmas têm mínimo e máximo de alunos.

O resultado da sugestão estará disponível no dia 02/08/2017 (a partir das 17 horas) no portal do aluno, onde as matrículas das disciplinas deferidas estarão no quadro de resumo e horários.

Caso a matrícula na disciplina requerida na sugestão de matrícula seja indeferida, haverá a terceira etapa que será a de Ajuste de Matrícula, nos dias 02/08/2017 e 03/08/2017, facultativa, onde os alunos terão a oportunidade de incluir uma disciplina no lugar da que foi indeferida, sendo que as mesmas verificações do sistema serão realizadas para o deferimento da matrícula.

O resultado final após o Ajuste de Matrícula estará disponível no dia 04 de agosto, a partir das 17 horas, por meio do menu quadro de resumos ou horários.

Vocês fazem parte desse processo. Não deixem de participar para não perderem a prioridade da sua matrícula. O aluno que não participar dessa etapa ficará sem disciplinas a cursar, tendo que trancar a matrícula, caso possa, ou ficar sem cursar disciplinas durante todo o período letivo, o que acarretará atraso na conclusão do curso. O aluno que tem certeza que realizará o trancamento no período letivo não precisa realizar a etapa. Fiquem atentos ao cronograma abaixo:

CRONOGRAMA PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2017.

AÇÃO

RESPONSÁVEL

Etapa 1 - Renovação de Matrícula (Obrigatória)

19 de junho a 07 de julho de 2017

ALUNO GRADUAÇÃO

Etapa 2 - Sugestão de Matrícula (Obrigatória)

26 a 31 de julho de 2017

Resultado Sugestão de Matrícula

02 de agosto de 2017 (a partir de 17:00)

REGISTRO ACADÊMICO

Etapa 3 – Ajuste de Matrícula

02 de agosto (a partir de 17:00 horas) a  03 de agosto de 2017

Resultado Final Ajuste de Matrícula

04 de agosto de 2017 (a partir de 17:00)

REGISTRO ACADÊMICO

Não se esqueça de conferir a matriz de seu curso (https://www.formiga.ifmg.edu.br/graduacao): nela você encontrará a lista de disciplinas equivalentes e optativas. Sugerimos que dúvidas em relação a quais disciplinas cursar, sejam sanadas com as respectivas Coordenações de Curso.

Vocês devem analisar na Matriz da sua turma qual disciplina que está sendo oferecida em turmas regulares que é equivalente a disciplina de origem que deveriam cursar. Como mostra a figura abaixo, as disciplinas em destaque.

Alunos de Gestão Financeira das turmas 2011, 2012, 2013 que pretendem começar a realizar o Trabalho de Conclusão de Curso devem se inscrever por meio do menu de atividades curriculares. Os alunos que já se inscreveram e não realizaram a defesa, devem realizar nova inscrição para o período 2017.2. Alunos das turmas 2014, 2015 e 2016 devem se inscrever no TAI (Trabalho de Avaliação Interdisciplinar).

Não deixem para realizar o processo na última hora. Qualquer problema encontrado, entrem em contato com a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., dentro do prazo estabelecido.