O IFMG Campus Formiga será uma das unidades executoras do programa Huawei Power Generation, fruto de uma parceria estratégica com a Huawei do Brasil e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa e Ensino Tecnológico (FADEMA). Este projeto visa capacitar recursos humanos nas mais recentes tecnologias associadas à geração distribuída de energia fotovoltaica.

No Campus Formiga, o projeto será coordenado pelo professor Renan Souza Moura, que possui ampla experiência na área de energia fotovoltaica, inclusive lançou, recentemente, um livro sobre o tema. As aulas serão ministradas pelos professores da área de Engenharia Elétrica da instituição.

O professor Renan Moura, destaca que, “o Programa Huawei Power Generation representa uma oportunidade única para o IFMG Campus Formiga e para toda a nossa comunidade. Com minha experiência na área, fico entusiasmado em coordenar um projeto tão inovador e que está alinhado às demandas do mercado atual. Esta capacitação não só coloca nossa instituição em destaque no cenário de tecnologias renováveis, mas também impulsiona o desenvolvimento de Formiga, trazendo qualificação profissional e oportunidades reais para nossa cidade”, finaliza.

A previsão é que a primeira capacitação ocorra em fevereiro de 2025, sendo repetida mais três vezes ao longo do ano de 2025 com aulas presenciais no IFMG campus Formiga. As inscrições ainda serão abertas. As aulas serão no formato híbrido, ou seja, as aulas teóricas serão gravadas, podendo o estudante fazê-las quando quiser, enquanto que apenas as aulas práticas serão presenciais. As aulas práticas ocorrerão em alguns sábados.

O programa, que terá como hub a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), contempla a formação de talentos com foco em inclusão social, destinando 30% das vagas para mulheres e 20% para inclusão racial. O público-alvo inclui estudantes de ensino médio e superior incompleto, especialmente aqueles oriundos de escolas públicas.

Entre os tópicos abordados estão fundamentos da energia solar, implementação de sistemas fotovoltaicos e tecnologias de armazenamento de energia, consolidando o IFMG como referência em inovação e capacitação técnica.

Com um orçamento global de mais de R$ 440 mil, o projeto visa não apenas formar profissionais para atender à crescente demanda do setor, mas também estimular o empreendedorismo e gerar impactos sociais positivos.

Acompanhe as novidades e saiba mais sobre esse grandioso projeto que conecta tecnologia, educação e sustentabilidade!

 

Leia também:

Campus Formiga abre seleção de bolsistas para o Programa Huawei Power Generation

Professor Renan Moura lança seu livro em auditório lotado