O livro "ENEM Matemática: 2009 a 2016" escrito pela professora Lúcia Helena Costa Braz e pelos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG – Campus Formiga, Gustavo Teixeira de Castro e Lorraine Borges Silva, foi apresentado oficialmente na II Semana do Livro e da Biblioteca, evento organizado pela Rede de Bibliotecas do IFMG que ocorreu virtualmente entre os dias 3 a 5 de novembro.

A ideia de escrever o livro surgiu durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa desenvolvido no ano de 2017 pela profa. Lúcia Helena, e pela aluna do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Formiga naquele ano, Marina Andrade Alves da Silva, atualmente egressa do curso.

O projeto de extensão que deu vida ao livro teve início no final de 2017 e, como Marina formaria naquele ano, o projeto não contou com sua participação direta, sendo, então, selecionados os alunos Gustavo Teixeira de Castro e Lorraine Borges Silva para atuarem com a profa. Lúcia Helena.

O livro foi, então, escrito quando os estudantes foram orientandos da professora em um projeto de extensão sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). De acordo com a professora, nesse projeto os acadêmicos foram orientados em atividades que visavam envolver as comunidade externa e interna do IFMG em atividades voltadas para o ENEM, no entendimento avançado do funcionamento e utilização do LaTex na elaboração de livros, apresentações e artigos científicos, na elaboração e desenvolvimento de palestras e cursinhos sobre o ENEM e também, na elaboração de um livro.

O livro contou com as colaborações especiais das egressas do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Formiga, Tabatha Helena da Silva e Francielly dos Santos Bento, que fizeram a revisão técnica do material, além da colaboração de Luís Filipe Pereira Lopes, responsável pela elaboração da capa do livro.

Para o registro do livro, a profa. Lúcia Helena destaca a imprescindível ajuda que recebeu de Rejane Valéria Santos, Bibliotecária/Documentalista e Coordenadora da Rede de Bibliotecas do IFMG.

Sobre a participação nesse projeto, Lorraine afirma “Ter a oportunidade de participar desse Projeto de Extensão mudou minha visão sobre as possibilidades enquanto aluna do curso de Licenciatura. Foi o primeiro projeto que participei durante o curso e tive o privilégio de ser orientada por uma profissional excelente, onde aprendi muito. Sou eternamente grata por todos os ensinamentos, pois, foram estes que me tornaram a profissional que sou hoje. O projeto foi uma experiência desafiadora do início ao fim, pois exigiu muito esforço e dedicação, além de uma nova postura enquanto aluna, pois além de realizar as inúmeras tarefas do curso, ainda deveria sobrar tempo para me dedicar a ele e à escrita do Livro ENEM, sendo assim, tive que organizar meus horários afim de conseguir realizar todas as tarefas com êxito”.

Ela continua: “Durante seu desenvolvimento, tive a oportunidade de conhecer o editor de texto LaTex através do meu colega de curso e de projeto, Gustavo. Para aprender a utilizar o programa foram necessárias muitas horas de estudos, mas o trabalho valeu a pena. Fiquei muito feliz com o resultado final. Desejo que o Livro ENEM possa contribuir com os estudos dos alunos que estão se preparando para o ENEM e vestibulares, e para o trabalho dos professores de Matemática na inserção de questões do ENEM em suas aulas”.

Gustavo destaca que “Durante o projeto pude entender como a criação de um material voltado para alunos e professores é importante, criar um livro não foi tarefa simples, mas ao testemunhar o resultado final consegui ver que valeu cada minuto de dedicação. Pude também conhecer a fundo a ferramenta de editoração de textos, o LaTeX, uma ferramenta que nos permite fazer coisas incríveis. Levo essa experiência no coração e como parte da minha identidade como profissional, espero que o livro consiga transmitir todo o carinho e dedicação que tivemos durante essa jornada que foi escrevê-lo”.

Acesse o livro:

Enem Matemática