De 10 a 28 de junho, os estudantes dos cursos de graduação devem solicitar a renovação de matrícula, exclusivamente pela internet através do Portal Meu IFMG > Menu Avaliação Institucional. Item Aluno. Leia o tutorial. Este processo é importante porque o aluno que não solicitar a renovação de sua matrícula perderá a vaga e terá seu registro cancelado lembrando que, aqueles que estiverem com matrículas trancadas e os prováveis formandos, também deverão renovar sua matrícula.
Para efetivar o processo, o estudante deverá utilizar os navegadores Internet Explorer ou Mozilla Firefox, pois o Google Chrome NÃO funciona corretamente no uso do portal Meu IFMG. Ao iniciar o preenchimento do questionário não feche a tela no X, pois a solicitação não será completada. Após o preenchimento de todos os itens, clique em FINALIZAR para concluir sua solicitação de matrícula. A opção SALVAR, NÃO envia a solicitação, apenas lhe permite salvar os dados para posterior envio. Caso não clique em FINALIZAR, você será considerado desistente do curso. E-mails de atenção são enviados ao longo do prazo da solicitação de renovação de matrícula para alunos que não finalizaram o processo. Caso receba, acesse o sistema e finalize a solicitação.
Etapas do processo
O processo de rematrícula para Graduação é composto de até 03 etapas. Sendo as etapas de Solicitação de renovação de matrícula (etapa 1) e de sugestão de Matrícula (etapa 2), OBRIGATÓRIAS para todos os alunos.
O período para Sugestão de Matrícula será de 25/07/2019 a 31/07/2019. TODOS OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO deverão realizar essa etapa, que consiste na inclusão das disciplinas que pretendem cursar. Deverão incluir disciplinas regulares e optativas, podendo incluir ainda disciplinas equivalentes às que foram reprovados, ou até antecipar disciplinas, obedecendo às regras do Projeto Pedagógico do Curso.
Após a sugestão de matrícula será feita a verificação pelo sistema em relação ao mínimo e máximo de alunos por turma, as regras do Projeto Pedagógico, como mínimo e máximo de carga horária a ser cursada por período letivo e as regras de prioridades elencadas no regimento. Disciplinas que tenham duas turmas de laboratório o aluno deverá selecionar o horário que pretende cursar e acompanhar o resultado para verificar se a matrícula foi deferida. Essas turmas têm mínimo e máximo de alunos. O resultado da sugestão estará disponível no dia 05/08/2019 no portal do aluno, onde as matrículas deferidas deverão ser visualizadas no Menu quadro de avisos. O aluno poderá ainda visualizar as deferidas no quadro de horários.
Caso a matrícula na disciplina requerida na sugestão de matrícula seja indeferida, haverá a terceira etapa, que será a de Ajuste de Matrícula, facultativa, de 05/08/2019 a 06/08/2019, onde os alunos terão a oportunidade de incluir uma disciplina no lugar da que foi indeferida, sendo que as mesmas verificações do sistema serão realizadas para o deferimento da matrícula. O resultado final após o Ajuste de Matrícula estará disponível no dia 08/08/2019 no Menu quadro de horários ou quadro de avisos. Não será permitida inclusão de disciplinas após o fim do período de Ajuste de Matrícula.
Dúvidas em relação a quais disciplinas cursar devem ser sanadas com as respectivas Coordenações de Curso. Se tiver qualquer problema, o aluno deverá procurar a Secretaria Acadêmica, dentro do período estipulado, por meio do e-mail:
CRONOGRAMA PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2019.
AÇÃO |
DATA |
RESPONSÁVEL |
Etapa 1 - Renovação de Matrícula (Obrigatória) |
10 de junho a 28 de junho de 2019 |
ALUNO GRADUAÇÃO |
Etapa 2 - Sugestão de Matrícula (Obrigatória) |
25 de julho a 31 de julho de 2019 |
ALUNO GRADUAÇÃO |
Resultado Sugestão de Matrícula |
05 de agosto de 2019 (a partir de 17:00 horas) |
REGISTRO ACADÊMICO |
Etapa 3 – Ajuste de Matrícula |
05 (a partir de 17:00 horas) e 06 de agosto de 2019 |
ALUNO GRADUAÇÃO |
Resultado Final Ajuste de Matrícula |
08 de agosto de 2019 (a partir de 17:00 horas) |
REGISTRO ACADÊMICO |