Os alunos do 4º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica do Campus Formiga, participaram no dia 11 de setembro de 2018  de  visita técnica à Usina Termelétrica de Igarapé na Cidade de Juatuba/MG.

Participaram da visita os alunos: Carlos Eduardo de Sousa, Laryssa Suélen da Silva, Márlen Fonseca da Silva, Michelly Duarte Costa e Silva, Milena Souza Silva, Pedro Henrique de Souza da Fonseca, Pedro Ramos Vidal e Túlio Arantes Resende, acompanhados do Professor Diego Izidoro.

A Usina Termelétrica Igarapé é uma usina termelétrica construída e operada pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), localizada no município brasileiro de Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Foi a primeira usina térmica construída no estado pela CEMIG. A capacidade de geração total instalada é de 131 MW e opera com óleo combustível.

Para o professor Diego “A visita à usina Igarapé teve como principal objetivo apresentar aos alunos de modo prático o que viram na teoria na disciplina de Geração de Energia Elétrica. No entanto, a visita também serviu pra mostrar aos alunos como é um ambiente industrial e relacionar à prática aos demais conteúdos estudados durante o curso Técnico, como acionamentos elétricos, instrumentação, aterramento Elétrico, segurança do trabalho, entre outros”.

Em depoimento o aluno Marlén Fonseca da Silva destacou:

"A visita técnica realizada por nós alunos do curso técnico em Eletrotécnica, acompanhados pelo professor Diego Izidoro, à usina termoelétrica de Igarapé foi de imensa importância, tendo em vista que a matéria ministrada pelo professor tem sua parte prática complexa e de difícil visualização por não ser possível montar um laboratório para essa finalidade. Portanto, ver e observar de perto tudo aquilo apresentado em sala de aula, além das informações sobre a maneira segura de realizar manutenções na usina, foi algo de muita relevância para nós alunos."