O IFMG Campus Formiga, em parceria com o escritório da microrregião de Formiga do Sebrae, promoverá, no dia 26 de setembro, a partir das 15:30, o Agita Talks. O evento servirá para lançar três eventos que acontecerão nos próximos meses: o Programa Agita, a Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia (JECT 2018) e o E se? – Festival de Inovação e Cultura Empreendedora 2018.

De acordo com Ana Paula da Silva, analista do Sebrae em Formiga, o Programa Agita é um programa de pré-aceleração de startups que tem o objetivo de desenvolver ideias de negócio e que reúne metodologia, recursos e um ambiente inspirador voltados para o aprendizado mão na massa, vivência de mercado e oportunidades. Ana Paula acrescenta que o programa será dividido em duas fases: a primeira de sensibilização, que começa em Formiga com o Agita Talks e que terá prosseguimento com uma série de outros eventos (palestras, meetups, oficinas, minicursos, etc.) até o final deste ano. Alguns desses eventos acontecerão dentro da Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do IFMG – Campus Formiga (JECT) 2018 e do E se?.

Ana Paula informou ainda que, na segunda fase do Programa Agita, prevista para início de 2019, “os jovens se inscreverão para participar, em equipes, no desenvolvimento de ideias de negócio. Nessa etapa, 10 melhores ideias serão selecionadas e as equipes receberão suporte de profissionais de diversas áreas (mentorias) durante 12 semanas, terão acesso à rede de parceiros Sebrae e possibilidade de estabelecer um poderoso networking”.

Após o lançamento da JECT 2018, do E se? – Festival de Inovação e Cultura Empreendedora 2018 e da apresentação do Programa Agita, acontecerá a palestra “CORI – Uma Startup de Sucesso do programa AGITA”. A palestra será apresentada por Dante Nolasco, um dos fundadores da Cori Saúde, que é uma startup fundada por ex-alunos da Escola do Sebrae. A startup é uma plataforma que oferece a possibilidade de registrar, digitalmente, o histórico médico de pacientes idosos, facilitando o compartilhamento das informações entre médicos, familiares e cuidadores.

Em 2016, a Cori Saúde conquistou o 1º lugar do programa AGITA, venceu a maratona Hackathon da Unimed BH e foi selecionada para o programa FiemgLab. Agora, a Cori figura entre as 21 startups selecionadas para o BioStartup Lab, um programa de imersão com metodologias e ferramentas específicas para apoiar a jornada de quem quer empreender em ciências da vida.

De acordo com o Diretor-geral do Campus Formiga, professor Washington Silva, “a realização e o envolvimento do IFMG com esses três eventos mostra o compromisso do campus para a construção de um ecossistema de inovação e empreendedorismo em Formiga e na região”.

As inscrições para o Agita Talks (com vagas limitadas) podem ser feitas em http://agita.escoladosebrae.com.br/talks-formiga/

Veja a programação do evento: