Os professores do IFMG Formiga, Diego Izidoro, Gustavo Lobato e José Rezende, participaram do 46º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) 2018, de 03 a 06 de setembro em Salvador/BA, onde também apresentaram trabalhos.

O professor Diego Izidoro apresentou o trabalho “Análise de Treliças Utilizando o Modelo Estrutural Qualitativo Mola”, o qual foi realizado em parceria com a professora Danielli Ferreira Silva durante as aulas da disciplina Mecânica Geral do curso de Engenharia Elétrica.

Gustavo Lobato apresentou dois trabalhos: o primeiro intitulado "Interdisciplinaridade no Ensino de Eletromagnetismo em Curso de Engenharia Elétrica", fruto de trabalho conjunto com a professora Mariana Guimarães dos Santos e das alunas de mestrado em Engenharia Elétrica, Paula Carvalho Resende (CEFET - MG) e Natália Rodrigues de Melo (UFSJ), ambas egressas do curso de Engenharia Elétrica do IFMG - campus Formiga.  O segundo de nome, "Arduino: Uma Nova Ferramenta para a Aprendizagem", resultado direto de pesquisa de iniciação científica desenvolvida sob sua orientação com os discentes da Engenharia Elétrica, Fábio Augusto Santos, Victor Gonçalves Amorim, Bruno Gonçalves Silva, Luiz Fernando Teixeira, e ainda com apoio do professor Patrick Santos de Oliveira. Destaca-se que ambos os projetos foram resultados de trabalhos do Grupo de Pesquisa CNPq GSE - Grupo de Soluções em Engenharia (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2635849402467844).

O professor José Rezende apresentou o trabalho "Proposta de atividade laboratorial envolvendo partida sequencial de três motores de indução trifásicos com soft-starter", que foi escrito juntamente com os alunos do curso de Engenharia Elétrica do Campus Formiga, Pedro Azevedo Pinto e Rodrigo Menezes Sobral Zacaroni. Este trabalho foi fruto de projeto final proposto pelo docente quando lecionou a disciplina Laboratório de Acionamentos Elétricos.

O Cobenge é um congresso voltado à discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. É um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) desde 1973.

Nesse ano, o principal tópico discutido foi a proposta das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Engenharia. A previsão é que o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprove as novas diretrizes ainda esse ano. As DCNs servem de parâmetro para os currículos de todos os cursos de Engenharia do país.

Grupo durante visita técnica

Além das discussões relacionadas às novas DCNs e apresentação de trabalhos, os docentes participaram de palestras sobre novas metodologias de ensino que estão sendo aplicadas em cursos de Engenharia no Brasil e no exterior e também participaram de uma visita técnica ao Complexo Industrial da Ford Nordeste, na cidade de Camaçari-BA.

Para o professor Diego Izidoro, “a participação no evento foi importante para nos inteirarmos sobre como as principais instituições de ensino de Engenharia do Brasil e do mundo estão reestruturando os currículos dos cursos e aplicando novas metodologias de ensino. Eu, particularmente, voltei com uma nova visão com relação aos cursos de engenharia e com ideias que poderão ser aplicadas nas aulas e numa futura reestruturação do currículo do curso de Engenharia Elétrica do IFMG Formiga”.

Gustavo Lobato destacou, entre outros tópicos, as contribuições recebidas no evento. “Os comentários recebidos nas apresentações realizadas foram de grande valia, pois valorizam o trabalho desenvolvido, assim como indicam caminhos a serem avaliados para trabalhos futuros. Também ficou claro, no evento, que precisamos encarar os desafios internos para reestruturação do curso de Engenharia Elétrica. O mesmo não pode estar baseado no curso que cursamos, e sim no curso que o mercado atual demanda, sem deixar de considerar as tendências futuras para a Engenharia. Diversas instituições já são modelos neste processo de reestruturação e não podemos deixar nosso curso, nossos alunos, para trás. Por fim, gostaria de agradecer a todos os integrantes do Grupo de Soluções em Engenharia, pois os trabalhos aceitos no Cobenge são frutos de grande trabalho e dedicação de todos".

O docente José Rezende abordou as mudanças no ensino de Engenharia. "O ensino em Engenharia está sendo modificado. Metodologias de ensino como o Aprendizado Baseado em Problemas e a Aprendizagem Ativa estão se tornando protagonistas na formação dos futuros engenheiros. Ainda, diante deste cenário, surge a reestruturação do currículo dos cursos de Engenharia à luz das novas Diretrizes Curriculares Nacionais e isto nos convida a repensar as nossas práticas de ensino".

Os docentes José Rezende, Diego Izidoro e Gustavo Lobato
Conbenge 2018