Os estudantes dos primeiros anos do Curso Técnico realizaram no útlimo sábado, 25/08/2018, um mini Colóquio sobre Tecnologia. O objetivo inicial era promover um espaço para que os alunos do IFMG - Campus Formiga pudessem praticar o gênero textual comunicação oral e os tipos textuais expositivo e relato, que aprenderam durante o primeiro semestre deste ano.
Entretanto, de acordo com a professora Sílvia Letícia, os estudantes foram muito além disso. "Construíram a proposta e organizaram todo o evento, além de aprender e praticar o trabalho em grupo, a lidar com adversidades, a organizar, a respeitar o espaço do outro, a falar em público, a valorizar o trabalho dos colegas, a desenvolver o senso de responsabilidade, a organizar e cuidar do espaço de trabalho, a lidar com horários fixos, a lidar com consequências e principalmente a desenvolver a autonomia. Que essa iniciativa dos estudantes possa se manifestar durante do todo o Ensino Técnico! Que venham as próximas edições do Colóquio dos Cursos Técnicos".