A estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG – Campus Formiga, Francielly dos Santos Bento (foto), apresentou o trabalho intitulado “The Left Ventricular Volume By Two Mathematical Methods:A Comparison With The Real Volume”, no  11th European Conference on Mathematical and Theoretical Biology (ECMTB - 2018), realizado em Lisboa, Portugal, de 23 a 27 de julho de 2018, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O trabalho em questão é mais um fruto do projeto de pesquisa coordenado pelo professor José Sérgio Domingues e que conta com a participação de outros estudantes do Campus.

O coordenador relata o que foi feito neste trabalho. “Fazemos um estudo inicial comparativo entre o volume real do ventrículo esquerdo de bovinos, que determinamos em laboratório, com o volume calculado por um dos principais métodos matemáticos médicos utilizados e um modelo baseado na geometria de um elipsoide”.

A apresentação foi feita para pesquisadores de várias partes do mundo, dentre elas Argentina, Rússia, Suécia. Também encontrou outros pesquisadores brasileiros. “O trabalho foi muito elogiado por todos, principalmente por todos os alunos envolvidos serem de graduação, já que a maioria dos trabalhos desse nível são, geralmente, de alunos de pós-graduação. Nosso trabalho recebeu convites para parcerias internacionais e até mesmo para ser publicado como livro e em periódicos conhecidos internacionalmente”, detalha o professor José Sérgio.

O resumo do trabalho pode ser obtido no endereço: http://ecmtb2018.org/files/files/BookOfAbstracts_ECMTB2018_inclusions.pdf