Os estudantes e egressos do curso de Engenharia Elétrica do IFMG – Campus Formiga tem deixado o nome da instituição em evidência ao conquistarem boas colocações em concursos, destaques em eventos regionais e aprovações em cursos de mestrado.

A estudante Carine Flávia dos Reis, que está cursando o 10º período do curso, ficou em segundo lugar, com uma diferença de apenas quatro pontos para o primeiro colocado, no concurso para técnico de Sistema Elétrico I, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O estudante Cleuder, que também pleiteou uma vaga no mesmo concurso, porém em outra área, ficou em quinto lugar.

Carine relata que o conteúdo estudado no decorrer do curso foi decisivo para a pontuação que obteve, pois foi o conteúdo da prova de seleção. “A vaga que optei é voltada para o sistema elétrico, por isso, as matérias lecionadas pelo professor Renan Moura foram de suma importância. Além deste, também houve grande quantidade de questões das matérias lecionadas pelo professor José Antônio, que é uma área bastante relacionada com o sistema elétrico, mas, voltada para o setor industrial”.

A estudante destaca seu amadurecimento e o interesse por novas áreas. “O IFMG me proporcionou um grande amadurecimento, tanto profissional quanto pessoal. Antes do curso eu já possuía o desejo de ingressar em uma empresa pública voltada mais para o campo, no entanto, no decorrer do curso, surgiu o interesse também na área acadêmica, na realização de um possível mestrado. Ainda tenho muito que aprender após a conclusão do curso, mas o Instituto, sem dúvidas, contribui de forma essencial para me tornar uma profissional mais capacitada”.

Sobre sua carreira acadêmica e as atividades que realizou, principalmente relacionadas a projetos de pesquisas e monitoria, Carine afirma que trazem conhecimentos extracurriculares de grande relevância para a formação. “Já participei de um projeto de pesquisa com a professora Anamaria Coelho, voltado para a área de Química.  Além deste, estou em mais dois projetos: um com o professor Renan, ‘Estudos sobre a capacidade de hospedagem de geração distribuída em sistemas elétricos de potência’ voltado para a área do sistema elétrico e que contribuiu para minha aprovação do concurso, visto que é voltado para a área do cargo pretendido por mim; e outro com o professor Diego Izidoro, voltado para a área de mecânica em conjunto com a elétrica. Todos os projetos, assim como monitoria, são fundamentais para mim, pois, foi a partir daí que adquiri o gosto pela pesquisa e então pela área acadêmica”.

O projeto que a estudante desenvolve sob a orientação do professor Renan, conta também com a participação das estudantes Rarena Kellen e Thuanny Reis.

Carine deixa o seu agradecimento à instituição. “Meus agradecimentos ao IFMG e aos professores pelos ensinamentos, não só para nossa formação acadêmica, mas também, como seres humanos. Em especial, ao professor Renan, meu orientador em projeto e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),  pelas oportunidades, disponibilidade e auxílio em todos os momentos que precisei. O suporte dos professores é essencial para nós alunos”, conclui a graduanda.

O professor Renan Souza Moura afirma que a conquista da estudante tem que ser muito valorizada, pois, muitos outros estudantes e profissionais da região fizeram esta prova e considera que é muito difícil estar entre os 20 primeiros colocados, além de demonstrar que o Campus Formiga tem um ensino de qualidade.

Renan destaca que ficou muito satisfeito em saber, pela aluna, que o conteúdo cobrado na prova foi assunto ensinado por ele na área de distribuição de energia. “Não existem palavras melhores de serem ouvidas quando se está na condição de professor. Creio que se um aluno levar a sério esta área, se dedicar, conseguirá bons resultados depois de formado”.

O docente cita ainda a estudante Thauany Oliveira, que foi sua aluna de Iniciação Científica (IC), atualmente é sua orientada no TCC, e recentemente participou de um congresso de nível regional. Ele destaca que a estudante conseguiu estágio na Cemig devido ao projeto de pesquisa e que ela poderá entrar em um curso de mestrado com uma boa colocação, assim como a egressa Rayane Rainer, que também foi sua aluna de IC e passou em primeiro lugar no mestrado na Universidade Federal de São João del-Rei. “Ótimos exemplos devem ser citados para servirem de inspiração para os outros alunos”, afirma.

Thauany está no 9º período do curso e executa seu segundo projeto de pesquisa. “Esse projeto é sobre curva qv de sistema de distribuição de energia elétrica em barramento de carga e me ofereceu a oportunidade de participação no congresso regional, o I Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste (Conpisud), representando o curso de Engenharia Elétrica e o IFMG - Campus Formiga. Atualmente sou estagiária da Cemig na área de qualidade de energia e o conhecimento de estabilidade de tensão, reguladores de tensão e fluxo de potência, oriundos do meu projeto de pesquisa, foram pontos positivos na conquista da vaga”.

Rayane conta que ao longo do curso teve a oportunidade de participar do programa de monitoria e de quatro projetos de iniciação científica, que contribuíram muito para seu crescimento pessoal e profissional. Também estagiou na empresa Eletrobrás Furnas e na área de Tecnologia da Informação (TI) do IFMG - Campus Formiga. “Devido aos projetos de iniciação científica desenvolvidos durante o curso, dos quais quero destacar que três deles foram desenvolvidos junto com o professor Renan Souza Moura, e também a outras atividades desenvolvidas, fui aprovada em primeiro lugar na área de sistemas elétricos de potência do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de São João del-Rei, onde estou atualmente cursando mestrado e já com pretensão de seguir com o doutorado. Agradeço a todos do Instituto, em especial ao professor Renan, que me orientou nos projetos e também no TCC, pelo acompanhamento e apoio durante a graduação”.