Na última semana foi divulgado o desempenho das escolas brasileiras no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2017. O IFMG – Campus Formiga obteve a melhor média geral do município e a melhor média geral dentre os campi do IFMG em Redação. A nota média do IFMG – Campus Formiga na Redação foi de 783,67, o que rendeu à instituição, a 58ª posição no estado de Minas Gerais e a 278ª no Brasil. A maior nota individual foi do aluno Luiz Henrique Lara, do curso técnico em Informática: 980 pontos.

A lista divulgada considerou as escolas do Brasil com ao menos 50% do total de alunos do 3º ano do Ensino Médio na prova (respeitado, ainda, o mínimo de dez estudantes), nas esferas municipal, estadual e federal. A média foi calculada pelo Jornal “Folha de São Paulo”.

A professora de Redação do Campus Formiga, Ana Paula Carraro Borges, destacou que está muito orgulhosa pelo resultado obtido pelos estudantes e por ser parte dessa conquista.ressalta o trabalho durante todo o ano para que esse resultado pudesse acontecer, afirmando que acredita na educação pública de qualidade. “Nosso resultado no Enem é fruto de um longo trabalho, construído desde o início dos cursos técnicos integrados no campus, há 4 anos. Todas as áreas do conhecimento colaboram de alguma forma para o êxito na redação do Enem. O segredo é conhecer e dominar muito bem as cinco competências exigidas nessa prova”.

A Diretoria de Ensino do Campus Formiga está muito feliz com a conquista e parabeniza os professores da área de Linguagens da nossa equipe: Ana Paula Carraro Borges, Sílvia Letícia Cupertino Borges, Thaís Lopes Reis e Willian Charles de Lima. Destaca ainda que, “por meio das coordenações dos cursos técnicos, orienta para que o Projeto Pedagógico dos cursos técnicos reflita a intencionalidade de se experimentar um trabalho verdadeiramente interdisciplinar. Assim, o resultado obtido na Redação do Enem 2017 reflete o valoroso e contínuo empenho dos professores da área de Linguagens, mas também há a presença do trabalho dos outros professores que cobram qualidade na construção e organização dos trabalhos apresentados pelos estudantes”.

O coordenador dos cursos técnicos, Cláudio Alves Pereira, enumera alguns itens que são trabalhados ao longo dos cursos. “Organizar o pensamento, saber argumentar, selecionar o vocabulário ideal para cada situação, deixar transparecer no texto aquilo que foi aprendido em sala de aula ou em outros ambientes escolares: essas são premissas que buscamos trabalhar com os nossos alunos ao escrever um texto, quer no gênero redação, relatório ou outros. O foco da educação profissional técnica de nível médio, para além da formação técnica, deve zelar pela formação integral dos estudantes. Com foco nesse propósito, trabalhamos cotidianamente”.

O diretor-Geral do Campus, Washington Santos Silva, parabenizou o belo trabalho da professora Ana Paula Carraro em Redação e dos demais professores que atuam nos cursos técnicos do campus. Para o diretor-Geral “considerando-se que a missão do IFMG e do Campus é formar técnicos, os resultados mostram que é fornecida uma formação geral consistente e de boa qualidade aos alunos dos cursos técnicos integrados”, finalizou.

A nota deixou toda a instituição com ares de emoção e muito orgulho. Principalmente porque esta foi a primeira edição do Enem realizada pelos estudantes dos cursos técnicos integrados. Pelas redes sociais a hashtag “orgulhodeserifmg” se destacou em vários comentários e postagens. Pais de alunos, alunos e ex-alunos, professores e técnicos administrativos se manifestaram após a divulgação das notas.

Considerando as provas objetivas, a média do Campus Formiga foi de 614,94, com a 178ª posição no Estado e 842ª no Brasil.