Guilherme Mendonça com representantes regionais da Obmep e da Superintendência de Ensino

Em cerimônia realizada na Superintendência Regional de Ensino, na cidade de Passos, no último dia 11 de junho, o aluno do IFMG – Campus Formiga, Guilherme Barboza Mendonça, recebeu sua medalha de bronze da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A egressa do Campus, Jucelia Nascimento Rosa, atualmente cursando Bacharelado em Matemática na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que também conquistou a medalha de bronze nessa edição, não pode estar presente na premiação.

Os estudantes do Campus foram premiados pelo desempenho que obtiveram na 13ª edição da Olimpíada, realizada em 2017. Outros oitos alunos do Campus também receberam menções honrosas, são eles: Ana Paula Silva Castro, Carlos Eduardo Duarte dos Santos, Everton Gandra dos Santos, Luis Felipe de Oliveira Menezes, Marcelo Faria Goncalves Silva, Mayra Carolina Arantes, Miguel Alves Fernandes Moraes e Thalita Maria Oliveira. Na ocasião também foram premiados todos os medalhistas da região.

O estudante Guilherme relata a sua evolução ao conquistar a primeira medalha na competição. “Na primeira vez que fiz a prova da Obmep, a fiz sem nenhuma preocupação ou preparo, como se fosse qualquer outra prova. Porém, a partir da primeira medalha que ganhei, percebi o quão importante e beneficial essa prova, uma medalha e ainda, o Programa de Iniciação Científica, podem ser, tanto para minha formação acadêmica e profissional quanto para o meu currículo”.

Para o professor Alex Eduardo Andrade Borges, responsável pela execução da Olimpíada no Campus “uma medalha conquistada na Obmep pode significar muito no futuro do aluno. Os medalhistas podem receber bolsas em programas de graduação, mestrado e doutorado em diversas universidades no país. Em Minas Gerais, temos cinco universidades que oferecem bolsas aos medalhistas da competição: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei)”, destaca.

A Obmep, criada em 2005, é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. Para saber mais, acesse o site: http://www.obmep.org.br/

Premiados da região na Obmep 2017