O I Colóquio de Matemática do IFMG - Campus Formiga foi realizado nos dias 24 e 25 de maio, organizado pelo curso de Licenciatura em Matemática da instituição. O objetivo foi socializar as pesquisas realizadas em 2017 por alunos e professores do curso.

A abertura do I Colóquio da Matemática contou com as palavras de boas vindas aos participantes da diretora-Geral substituta Patrícia Regina de Faria, do professor e também coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do Campus, José Sérgio Domingues, e também da professora e coordenadora do evento, Maisa Kely de Melo. Houve ainda uma apresentação musical realizada pelos aluno do 2º ano do curso técnico em Informática: Danielle Leal Silva, Ana Cristina Coutinho Vieira, João Marcos Lopes Pinto, Núbia de Cássia Viana, Ryan William Fonseca e  Lucas Garcia Tavares.

O primeiro dia do evento teve a palestra "A evolução da ciência e sua dependência com a Matemática" ministrada  pela professora Maria Elizabeth de Gouvêa e a mesa-redonda "Contribuições da pesquisa na formação de professores de Matemática", que foi mediada pela professora Alessandra Cristina da Silva e composta pelos professores José Sérgio Domingues, Lúcia Helena Costa Braz, Danielli Ferreira Silva, Polyana Kátia Miranda e os graduandos do Curso de Licenciatura em Matemática Daiana Luiza de Sá e Sérgio Matheus Castro.

Também neste dia foram apresentadas comunicações orais pelas alunas Karla Cristine Macedo (Licenciatura em Matemática) e Ludimila Patrícia da Silva Lhamas (Engenharia Elétrica) com os respectivos trabalhos: "Uma abordagem do tema obesidade sob a perspectiva do programa Etnomatemática" e "A Matemática da leitura e a função do ensinar". Estas atividades foram seguidas de coffee-break, que contou com a presença de todos os participantes ao som da aluna do 3º período de Licenciatura em Matemática, Amanda Cardoso.

No segundo dia de evento quatro minicursos completaram a programação, sendo eles: "A visão geométrica do Cálculo Diferencial e Integral utilizando o software GeoGebra'' ministrado pelas alunas do curso de Licenciatura em Matemática: Dandara Lorrayne, Thayná Vieira e Vanessa de Jesus; "O ensino da Matemática através de jogos e materiais manipulativos"  ministrado pelos alunos do curso de Licenciatura em Matemática: Mariana Costa, Leonardo Tavares, Gabrielle Ribeiro e Raphaela Diniz; "Geometria Fractal: Caos, Computação e Artes" ministrado pelos alunos do curso de Licenciatura em Matemática: Gustavo Teixeira e Ravel Alvarenga. "Normas ABNT: Construção, Importância e Exemplos" ministrado pelo servidor do IFMG, Udiano Campagner Neto. Além da exposição de pôsters apresentados pelos estudantes do curso em Eventos/Congressos de Matemática no ano de 2017. O coffe-break do dia foi realizado ao som do aluno do 9º período de Administração do IFMG - Campus Formiga, Dyonis Faria.

Outro momento importante que ocorreu durante o evento foi a realização do Sebo Literário, a partir de doações da comunidade do IFMG - Campus Formiga e colaboradores externos.

Nos dois dias ainda foram sorteados diversos brindes doados pelas empresas: Prumo Engenharia, Power Up Games e Eletrônicos, Korpus Academia, S.S. Eletrônicos, Papelaria Magazine Carlos, Smart Center, Império das capas, Cell games, Academia de Ensino, Alfa ômega, Orecchine, Salão Villa Papellots e Lanchonete IF. O coffee-break contou com a doação das empresas Schin e Vale D'ouro.

A professora Danielli Ferreira Silva relata como foi o evento e faz o agradecimento em nome da Comissão Organizadora. "Nos dois dias de evento tivemos a participação de 92 inscritos, sendo 6 docentes do IFMG - Campus Formiga, 10 pessoas da comunidade externa e os demais, alunos dos cursos técnicos e superiores do Campus. Foi muito gratificante ver todo o curso de Licenciatura em Matemática envolvido neste evento feito pelos alunos e para os alunos. Desde a divulgação nas escolas públicas de Formiga, o ato realizado no dia 07 de maio que comemorou o Dia Nacional da Matemática, as doações de livros para o Sebo Literário, a arrecadação de doações e brindes das empresas da cidade, a preparação do material de divulgação e do credenciamento, preparação de coffe-break e apresentação musical, foi tudo pensado e realizado pelos alunos com muito comprometimento, que não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso, atingindo um alcance de 8 mil pessoas na página do evento no Facebook. Esperamos que a partir desta experiência tão gratificante, possamos dar continuidade a este projeto, realizando anualmente o evento do curso de Licenciatura em Matemática a fim de mostrar cada vez mais as contribuições da pesquisa científica na formação de professores de Matemática. Em nome da Comissão Organizadora gostaria de agradecer a todos os envolvidos na realização do I Colóquio de Matemática do IFMG - Campus Formiga, em especial à Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação", finaliza.

Mais fotos e informações podem ser conferidas na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/coloquiodamatematica/