A I Maratona de Programação Intercampi do IFMG foi realizada nos dias 18 e 19 de maio no Campus do IFMG em Ouro Preto. Na competição, o Campus Formiga foi representado por 04 estudantes dos cursos técnicos , sendo um do 3º ano e os demais do 4º ano de Informática, e acompanhados pelas professoras Paloma Oliveira e Denise Resende.

A Maratona é uma inciativa inédita da instituição que tem por objetivo reunir todos os seus cursos ligados à área de Computação e afins em uma competição de programação. Essas Maratonas de Programação se encaixam na mesma modalidade das maratonas Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e tem por objetivo principal despertar o interesse dos estudantes pelos conteúdos relacionados.

A professora Paloma falou da nova experiência para os alunos do Campus. “Foram 14 equipes competidoras e nossa equipe foi a única a conseguir resolver o problema de nível II - difícil. Ressalto que não houve treinamentos a priori para o evento. Ficamos muito satisfeitas com o resultado (6olugar). Espero que possamos incentivar mais alunos a participarem de eventos deste tipo’.

Para o estudante do 4º ano, Iago Brayham, “a viagem ao IF de Ouro Preto foi de suma importância aos envolvidos. Nós alunos não só tivemos a oportunidade de participar de uma competição intercampi instigando um espírito competitivo moderado, como conhecer outro campus do IF, podendo observar a diferente estrutural e as atividades lá realizadas, além da receptividade oferecida. Não posso deixar de lado também a atenção que nossos orientadores tiveram para conosco, preocupados com nosso bem estar e demais necessidades. Ademais, a experiência na cidade de Ouro Preto foi ótima, o que possibilitou uma vivência breve, mas forte com o local”, relata o estudante.

Para que os estudantes pudessem ir ao evento, o Campus Formiga, através da Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, disponibilizou auxílio financeiro aos estudantes bem como o transporte.

Para conferir mais detalhes do evento, acesse: https://maratonaprogramacao.ifmg.edu.br

Os estudantes com as professoras Paloma e Denise, na cidade de Ouro Preto/MG

Estudantes durante a Maratona