Está lançado o processo para seleção de bolsista referente ao Projeto de Extensão: “Estratégias de Ensino envolvendo Matemática e Educação Musical nas Escolas”, coordenado pelo professor Chrisley Bruno Ribeiro Camargos. As inscrições deverão ser feitas no período de 26 de fevereiro a 02 de março de 2018.

O formulário de inscrição deverá ser preenchido, assinado e entregue pessoalmente na Secretaria de Extensão do Campus Formiga, ou enviado por e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., assunto: Inscrição PIBEX, juntamente a outros documentos solicitados conforme documento abaixo.

Será oferecida uma bolsa para a modalidade do Programa Institucional de Bolsa de Extensão Universitária (PIBEX), no valor de 400,00 reais, com carga horária semanal mínima de 10 horas e máxima de 20 horas.

Este projeto apresenta uma perspectiva multidisciplinar envolvendo programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e projetos voluntários como o já desenvolvido pelo Grupo MatMus: Matemática e Música nas Escolas, buscando promover uma interação entre pesquisas, ações ou programas desenvolvidos no IFMG - Campus Formiga e outras escolas lcoais. Para isso, serão desenvolvidos minicursos e oficinas, inicialmente em duas escolas do município, relacionados ao tema “matemática e música”, buscando uma articulação entre os saberes dos professores dessas escolas e dos professores em formação inicial, alunos do curso de Licenciatura em Matemática.

No decorrer do projeto, procurar-se-á desenvolver e comprovar hipóteses sobre aplicação de estratégias de modelagem, abordando os aspectos teóricos e os modelos matemáticos relacionados a algumas escalas musicais, com o objetivo de tomá-los como ferramentas do processo de ensino-aprendizagem da Matemática, na criação e construção de instrumentos pelos estudantes ou na análise experimental dos modelos matemáticos já desenvolvidos em pesquisas anteriores.

O professor Chrisley afirma que “com esse projeto, espera-se contribuir para o estreitamento das relações educacionais entre nossa instituição e as escolas envolvidas, promovendo estratégias de ensino nessas escolas que envolvam os temas “matemática e música”, permitindo uma troca de experiências entre os docentes da escola, docentes de nossa instituição e os estudantes ou professores em formação inicial envolvidos nas atividades que serão desenvolvidas e aplicadas”.

Mais informações e para acesso ao formulário clique aqui