A VII Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Formiga teve início ontem dia 23 de outubro. Palestras e minicursos foram realizados durante o dia nas dependências do Campus e a abertura oficial do evento aconteceu no Espaço Barão 527, às 19h.

A abertura teve a composição da mesa de honra pela diretora-geral substituta Patrícia Regina de Faria, pelo diretor-geral do Polo de Inovação IFMG, Alexandre Pimenta, e pelo secretário de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação, Lélis Pedro de Andrade.

Patrícia falou sobre a importância desse evento para a comunidade e destacou o tema abordado nesta edição, a Matemática, afirmando que é um grande desafio da educação do país, aperfeiçoar o ensino da Matemática.

Alexandre destacou a dificuldade já superada da implantação do Polo e expressou a felicidade da equipe que vem crescendo e já fechou o primeiro contrato com uma empresa de desenvolvimento de semáforos.

Lélis, o presidente da Comissão Organizadora da VII Jornada, enalteceu o trabalho e dedicação dos membros da comissão e apresentou o evento aos cerca de 300 presentes. Como novidades para esta edição, ele elencou a criação dos Seminários de Pesquisa e Inovação e de Extensão; a parceria com a Empresa Júnior Multicursos do Campus; o encontro com egressos e a construção do site.

Na sequência, a palestra de abertura foi ministrada pelo professor doutor Antônio José Lopes, o Bigode, do Centro de Educação Matemática (CEM)/SP. O currículo do professor é extenso, mas pode-se ressaltar a vasta pesquisa e consultoria em Educação Matemática, a autoria de livros didáticos e a autoria e apresentação da série da TV Escola "Matemática em toda parte".

De modo descontraído e trazendo muitas curiosidades ao público, o professor apresentou como a Matemática está presente em toda parte, desde a antiguidade até as formas contemporâneas, como os instrumentos e a vida humana foram evoluindo na medida em que a Matemática evoluía e deixou sugestões de como a Matemática pode ser apresentada de maneira criativa e prática aos estudantes.

Bigode ainda destacou a sua paixão pela educação dizendo que nunca recusa um convite para ministrar palestra em um Instituto Federal e que por isso já conhece várias unidades pelo país. Para ele, os Institutos são sinônimos de oportunidades e por estarem em locais às vezes até remotos, mudam o cenário da região em que estão e representam uma esperança para diversas famílias.

A noite ainda contou com o sorteio de uma cesta de produtos da Lourdes Confeitaria, coffee break e apresentação musical da Banda Diminuto, que também abrilhantou o evento no início.

Mesa de honra

O palestrante da noite, professor Antônio José Lopes