Os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Eletrotécnica e Informática do terceiro ano visitaram no dia 11 de outubro a Usina Hidrelétrica de Furnas em São José da Barra. Os alunos foram acompanhados do professor de Geografia, Flávio Drumond, e a visita foi apoiada pela Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e Diretoria de Ensino do Campus.

Conforme explicou o professor Flávio, ao longo do trajeto foram abordados temas de caráter geográfico como a observação e interpretação da paisagem, diferenciando as áreas urbanas às margens da rodovia MG 050, e a variedade dos aspectos físicos regionais como: a geologia, o relevo e a vegetação. “Outro elemento marcante, por todo o percurso, é o lago da represa da usina de Furnas, que se encontra em franco processo de eutrofização, identificado pela cor verde escuro da água. O reservatório também abriga outras atividades econômicas, além da geração de energia elétrica, como o turismo náutico, o ecoturismo e a piscicultura”, detalhou o docente.

Na Usina o grupo foi recebido pelo operador Paulo que, após a preleção e a apresentação de um filme institucional da empresa Furnas Centrais Elétricas, ministrou uma palestra sobre a história da hidrelétrica e do lago, destacando as informações sobre o processo de geração de energia elétrica, através de maquetes dos principais equipamentos. O operador forneceu dados sobre a capacidade de geração e transmissão, concluindo a primeira etapa respondendo às questões apresentadas pelos estudantes e pelo professor.

Em seguida iniciou-se a visita às instalações, oportunidade que os estudantes tiveram para conhecer os acessos aos geradores. Depois foram apresentados os painéis de controle das turbinas e comportas, tanto o que está em operação, com processos digitais e automatizados, como o desativado, com processos analógicos e manuais. Na sala do painel estava em exposição uma réplica da carta do ex-presidente Juscelino Kubitschek, indicando a necessidade de construção da usina, sendo esta mais uma ação dentro do seu famoso bordão político “50 anos em 05”.

A visita terminou na subestação local, de onde partem as linhas transmissoras de energia para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Ao final o funcionário cicerone teceu as considerações finais e respondeu as últimas questões apresentadas pelos visitantes.