Os alunos das turmas B e C do primeiro ano do Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico tiveram uma experiência diferente na disciplina de Matemática. Eles visitaram o Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC), localizado na cidade de Pains/MG, no dia 22 de setembro.
As professoras Danielli Ferreira Silva e Maisa Kely de Melo, que propuseram a visita e acompanharam os estudantes, destacaram que um museu pode ser um local de entretenimento, mas é também antes de tudo, um centro de pesquisa científica, preservação e apresentação de objetos e documentos sendo, portanto, um espaço educativo proporcionando a mobilização de diversos saberes.
“A visita a museus e centros culturais pode ser um complemento ao trabalho desenvolvido em sala de aula dada as possibilidades de aprendizagem em ambientes extraescolares. Com a visita ao MAC os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, através de uma visita orientada pelos especialistas, a riqueza arqueológica dos artefatos presentes na exposição e sua história. Além disso, foi realizada uma palestra com o arqueólogo Gilmar Henriques que apresentou as propriedades científicas importantes relacionadas a um estudo arqueológico, tais como, procedimentos e metodologias para escavações e atividades de prospecção, sendo importante no contexto da Matemática, pois forneceu um link para a contextualização do estudo de Função Exponencial, onde uma de suas aplicações é a datação de fósseis através do teste do Carbono 14. Assim, a visita é caracterizada com um aspecto interdisciplinar relacionando os conteúdos de História, Geografia, Matemática e Química”, detalhou Danielli Ferreira.
O Museu
O MAC é um museu que reúne objetos e materiais produzidos por sociedades indígenas pré-históricas que habitaram a região do Carste do Alto São Francisco entre 11 mil e 500 anos atrás. Essa região atualmente compreende a área dos municípios Arcos, Formiga, Córrego Fundo, Pimenta, Piumhi, Doresópolis, Iguatama e Pains.
O Museu, que está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Aos sábados e domingos o funcionamento ocorre das 10h às 13h e nos feriados das 12h às 15h, fica na Rodovia MG-439, nº. 1000, próximo à saída de Pains para Formiga. A entrada é franca.
Mais informações sobre o Museu podem ser encontradas em: http://mac-asf.blogspot.com.br/