Graduandos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG – Campus Formiga participaram de um minicurso no Laboratório de Ensino de Matemática do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no dia 17 de agosto. O minicurso "Os Conceitos de Limite e Continuidade em Atividades Orientadoras de Ensino" foi ministrado pelo professor doutor José Antônio Araújo Andrade da referida instituição.

De acordo com a professora Danielli Ferreira Silva, que acompanhou os estudantes da disciplina de Cálculo Numérico, o minicurso está embasado em uma perspectiva histórico-cultural do conhecimento, a partir da qual se busca compreender a evolução lógico-histórica dos conceitos de Limite e Continuidade. A intencionalidade é identificar os nexos conceituais necessários para obtenção de uma anatomia desses conceitos e apontar elementos tensionadores (incômodos, indagações, desafios, equívocos,...) do processo histórico de (re)criação conceitual, que possam favorecer o surgimento de uma motivação/necessidade do sujeito em se colocar em atividade de aprendizagem. Entende-se que a materialização desses aspectos na prática docente e no âmbito deste minicurso pode ocorrer por meio do desenvolvimento de Atividades Orientadoras de Ensino elaboradas para possibilitar a exploração e sistematização dos conceitos.

Thayná Vieira foi só agradecimento pela participação no minicurso. "Tenho que agradecer ao professor José Antônio da Licenciatura em Matemática da UFLA por ofertar o minicurso de Limites e Continuidade, trazendo o lado teórico do limite, que muitos alunos das exatas, assim como alunos da Licenciatura em Matemática, não tiveram a oportunidade em conhecer a parte teórica e aplicações. Não poderia esquecer também de agradecer à professora Danielli, sempre buscando novidades, para que possamos estar atualizando, com congressos, eventos, minicursos e outros. Sempre é bom ter a oportunidade de participar, com o intuito de levar todo esse conhecimento para a futura carreira como professor”.

"O minicurso sobre limite e continuidade foi um aprendizado, permitindo que os presentes pudessem estar situados no contexto histórico deste tema, a partir de um exemplo de fácil entendimento. É um minicurso que indico a todos os licenciandos em Matemática a fazerem”, destacou a estudante Resiane Paula da Silveira.

Estudantes juntamente com a professora Danielli Ferreira no DEX -UFLA