O Polo de Inovação IFMG está em clima de comemoração. Isso porque no dia 11 de agosto foi assinado o primeiro contrato nos moldes do programa Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) com a empresa fabricante de semáforos Sema-SEG. O contrato assinado tem uma composição de custeio dividida da seguinte forma: 50% dos custos são financiados a fundo não reembolsável pela Embrapii e os outros 50% são divididos entre o Polo de Inovação e a empresa parceira.

A assinatura do contrato foi realizada no Auditório do Polo de Inovação. Além dos representantes do Polo, o diretor Geral, Alexandre Pimenta, e o coordenador de Gestão e Prospecção de Projetos de PD&I, Adriano Olímpio Tonelli, e dos diretores da empresa Sema-SEG, Dimítrius Guilherme Ferreira Borges e Marcos Valério Borges, participaram da reunião os professores Niltom Vieira, Fernando Paim Lima e Carlos Bernardes Rosa Júnior, que, na ocasião, estava representando o reitor do IFMG, Kléber Gonçalves Glória. Também estiveram presentes na reunião a diretora Geral substituta do Campus Formiga, Patrícia Regina de Faria - representando o diretor Geral do instituto, Washington Santos Silva, e o diretor Geral do Campus Arcos, Márcio Rezende Santos.

O projeto que será desenvolvido em parceria com a Sema-SEG é o “Semáforo inteligente para controle de fluxo mediante detecção de presença”, coordenado pelo professor Niltom Vieira, do Campus Arcos, com a participação dos professores Carlos Bernardes e Fernando Paim, do Campus Formiga, e representa o primeiro contrato que o Polo de Inovação assina com o setor privado, demonstrando que os pesquisadores do IFMG têm competido em igualdade com as principais instituições de PD&I do país.

De acordo com o professor Niltom Vieira, a assinatura do contrato Embrapii com a empresa Sema-SEG permitirá a realização do projeto em outra escala, uma vez que receberá agora investimentos para que os testes e as etapas de desenvolvimento se aproximem da natureza industrial. "Este projeto incorpora o conceito de ITS (Intelligent Transportation System), que vem ganhando importância no cenário mundial, cujo objetivo é agregar inteligência à gestão do transporte viário, refletindo em maior segurança pública e economia direta e indireta com a melhoria do fluxo de veículos nas vias", explicou o coordenador do projeto.

Durante a reunião, o diretor do Polo, Alexandre Pimenta, falou sobre a importância da parceria entre o Polo e a Sema-SEG e agradeceu a todos que estiveram envolvidos para que o trabalho de prospecção se tornasse um sucesso culminando na assinatura do primeiro contrato nos moldes do programa Embrapii, órgão ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Ministério da Educação (MEC) e que atua em parceria com o Polo no financiamento de projetos de pesquisa.

Os diretores da Sema-SEG também ressaltaram a importância dessa parceria e agradeceram a oportunidade de aprimorar seus equipamentos e tecnologia a partir das pesquisas desenvolvidas pela equipe do professor Niltom Vieira. "É uma excelente oportunidade que estamos tendo. Com certeza, essa parceria será excepcional para nós", destacou Dimítrius Borges.

 

O diretor Geral do Polo, Alexandre Pimenta, durante a assinatura do primeiro contrato Embrapii; em destaque na foto, os diretores da empresa Sema-SEG, Marcos Valério Borges e Dimítrius Guilherme Ferreira Borges, e o coordenador de PD&I, Adriano Tonelli

Da esquerda para a direita, a equipe responsável pelo projeto: os professores Carlos Bernardes e Fernando Paim e o coordenador Niltom Vieira

Os diretores da empresa Sema-SEG, Marcos Valério Borges e Dimítrius Guilherme Ferreira Borges, e o coordenador de PD&I, Adriano Tonelli, e a diretora-geral substituta do Campus Formiga, Patrícia Regina de Faria

 

Texto e fotos: Equipe Polo de Inovação IFMG