Conforme previsto, o Cinemath, promovido pelo grupo de estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) atuante no campus, promoveu nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, uma nova edição do evento em comemoração ao Dia do Estudante. A atividade foi realizada no Laboratório de Matemática, de 9h20 às 11h20, e os convidados foram os alunos do 1º ano B do Ensino Médio.

O filme exibido foi "Estrelas além do tempo", baseado em fatos reais, e que conta a história de três matemáticas negras – Katherine, Dorothy e Mary - que trabalharam na NASA na época da corrida espacial (Guerra fria). As três, cada uma à sua maneira, são fundamentais na busca por mandar o homem ao espaço, e elas têm que, além de provar seu valor como matemáticas, lutar contra a discriminação da época - o racismo e o machismo. Assim, através do seu brilhantismo, conseguiram se destacar e mostrar que eram capazes e com isso mudar o cenário e fazer história.

De acordo com a professora Lúcia Helena Costa Braz, pretende-se com a exibição deste filme, incentivar e mostrar que a inteligência pode vencer qualquer barreira.