De 30 de julho a 05 de agosto, a acadêmica do curso de Matemática, Francielly dos Santos Bento, participou do 31º Colóquio Brasileiro de Matemática, realizado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), um dos maiores centros de pós-graduação e pesquisa em matemática pura e aplicada do mundo, situado no Rio de Janeiro/RJ.

A aluna também apresentou um trabalho, realizado com o apoio do professor José Sérgio Domingues, sobre os números primos de Sophie Germain, intitulado “Primos de Sophie Germain: As dificuldades encontradas para demonstrar sua infinitude”, e esse trabalho foi um dos escolhidos pelo IMPA para receber uma bolsa de incentivo à pesquisa destinada ao custeio da estadia da acadêmica durante o evento.

Francielly participou de minicursos e palestras com pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior, além de ter visto apresentações de trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação também de todo o país.

Segundo ela, “participar do 31º Colóquio Brasileiro de Matemática no IMPA foi uma experiência única para minha formação. Conforme o próprio diretor do Instituto afirmou na cerimônia de abertura, toda a Matemática do Brasil foi construída nesses colóquios, portanto é uma grande oportunidade estar em contato com a pesquisa que está sendo realizada. Além disso, foi possível conhecer, de perto, pesquisadores de grande destaque no país e também participar de homenagens aos matemáticos que nos deixaram recentemente, como o professor Elon Lages Lima, responsável por grande parte do material que utilizamos na Matemática no Brasil”.

A estudante deixa seus agradecimentos ao professor José Sérgio Domingues pelo apoio na produção do trabalho apresentado no evento.