A Portaria nº 3.316 de 13 de junho de 2017 do prefeito Eugênio Vilela instituiu um Grupo de Trabalho (GT) que terá o prazo de quatro meses para cumprir a missão de elaborar propostas de políticas públicas para o estímulo da inovação e do empreendedorismo tecnológicos no município.

Entre as principais propostas a serem apresentadas pelo GT estão

1. a) criação de uma incubadora de empresas de base tecnológica e
  2. b) a criação, desenvolvimento e consolidação de um ecossistema de inovação e de startups no município.

Além da participação de cinco representantes do campus Formiga (Washington S. Silva, Bruno C. M. Moreira, Lélis P. Andrade, Miguel R. P. Júnior e Patrícia R. de Faria ), o Grupo de Trabalho conta com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, da Secretaria Municipal de Educação, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG), do Centro Universitário de Formiga (Unifor), Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Formiga (Acif/CDL).

Segundo o diretor-geral do Campus Formiga, professor Washington S. Silva, “sabíamos que este ponto comum constava no plano de governo apresentado pelo prefeito Eugênio Vilela e o procuramos para contribuir na elaboração de propostas para a área com um olhar para médio e longo prazo, visto que contribuir para a criação de um ecossistema de inovação no município é uma das prioridades da gestão do Campus”.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho foi realizada na tarde da última terça-feira, dia 27/06, na sala de reuniões do Polo de Inovação IFMG, localizado no Campus Formiga. A reunião contou ainda com a participação do professor Adriano Olímpio Tonelli, representando o Polo de Inovação IFMG, do Prefeito Eugênio Vilela, do vereador Sidney Ferreira, da coordenadora do curso de ciências da computação do Unifor, Cristina Valadares; do contador Waltercides Montijo, que representou a ACIF/CDL, representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Educação, de Comunicação e de Desenvolvimento Humano do município, da estudante de Engenharia Elétrica, Talita Bruna de Goés, representantes do governo do Estado, Sheldon Almeida, chefe da assessoria jurídica da Secretaria Geral do Estado, e Luís Felipe Veloso de Lima, analista de projetos de inovação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes/MG).

O foco da primeira reunião foi discutir o escopo das propostas que serão elaboradas, possíveis parcerias entre a prefeitura e as secretarias estaduais para o fomento da inovação no município e um maior envolvimento da Câmara Municipal. Carlyle G. Ribeira da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico informou que será marcada uma reunião na próxima semana para dar continuidade aos trabalhos.

Participantes da reunião do dia 27/06, membros do Grupo de Trabalho e convidados