Reunião foi realizada no auditório do Polo de Inovação IFMG

A parceria entre a FIAT Automóveis - hoje FCA Automobiles - e o IFMG Campus Formiga foi assinada em 2014 com objetivo de desenvolver o “Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Técnicas para Sistemas Embarcados e Softwares de Auto-Diagnóstico e Rede”. Os resultados do referido projeto foram apresentados durante uma reunião realizada na quinta-feira da semana passada (dia 22 de junho), no Auditório do Polo de Inovação IFMG, contando com a participação do coordenador Geral do Projeto, Kleber Fernando dos Santos, representante da FCA. 

Também participaram da reunião o diretor-geral do IFMG Campus Formiga, professor Washington Santos Silva; o coordenador de Gestão e Prospecção de Projetos de PD&I do Polo de Inovação, Adriano Olímpio Tonelli; e o secretário de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do Campus Formiga, professor Lélis Pedro de Andrade.

O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de cinco professores/pesquisadores, sendo eles: Gustavo Lobato Campos, Diego Mello da Silva, Everthon Valadão dos Santos, Otávio de Souza Martins Gomes e Rafael Vinicius Tayette da Nóbrega. O professor Gustavo Lobato, coordenador Local do Projeto, iniciou a reunião detalhando como foi o processo de definição das pesquisas abordadas no projeto e como elas seriam apresentadas ao Coordenador de Projetos em Software de Auto-Diagnóstico da FCA, Kleber Fernando dos Santos.

Resultados

O primeiro resultado apresentado foi da pesquisa “Análise comparativa entre tecnologias para redes automotivas”, quando o professor Everthon mostrou os pontos principais do projeto, identificando limites operacionais da rede CAN e apresentando como alternativa de arquitetura de interconexão para redes locais a tecnologia Ethernet Veicular, e apontou ainda soluções para o futuro da rede veicular.

O resultado da pesquisa “Análise de robustez do sistema de auto-diagnóstico automotivo” foi apresentado pelo professor Otávio, quando foram pontuados itens críticos relacionados à vulnerabilidade e segurança dos veículos atuais, independentemente de sua marca.

Como resultados da pesquisa “Análise de sobrecarga da rede automotiva” os professores Gustavo, Diego e Everthon apresentaram a metodologia inicial de desenvolvimento proposta pela FCA, mas justificaram o emprego de outra linha de desenvolvimento. Como resultado tal pesquisa gerou um software de otimização computacional passível de ser aplicado em qualquer rede veicular CAN. Para o caso analisado, referente à plataforma FIAT Palio, em ambiente de bancada, o software foi capaz de gerar otimização da rede CAN na ordem de 80% no tempo de resposta de mensagens periódicas. Tal resultado possibilita maior confiabilidade na operação da rede veicular pela minimização dos atrasos de comunicação e consequente melhoria nos tempos de resposta das centrais eletrônicas (ECUs).

Ao final das apresentações, o coordenador Kleber da FCA Automobiles fez vários questionamentos referentes às pesquisas desenvolvidas e parabenizou os pesquisadores pelo trabalho realizado, destacando principalmente os resultados que os professores apresentaram à FCA Automobiles, dentre eles, a possibilidade de desenvolvimento de protótipo em projeto futuro, assim como aprimoramentos do software de otimização para aproximá-lo às condições de operação do veículo em ambiente real.

Legado

O professor Gustavo Lobato lembrou também das etapas iniciais de discussão entre a FIAT e o IFMG, ainda em 2013, que culminaram com a parceria e o desenvolvimento desse projeto. Destacou a importância de todo o trabalho e aprendizado, enfatizando que hoje o Campus Formiga conta com pesquisadores aptos a dar continuidade em pesquisas na área automotiva, “como ficou evidente pelo nível dos trabalhos apresentados. Fato que inclusive pode impactar em tempo de desenvolvimento de futuros projetos, quando comparado a pesquisadores sem o know-how adquirido por esta equipe”, enfatizou o coordenador Local do Projeto. “Agradeço pela oportunidade de trabalhar nesse projeto, em que grandes foram os desafios e barreiras, mas que fundamentalmente propiciou a aproximação entre setor produtivo e educacional, o que deve ser uma busca contínua para desenvolvimento do país”, comentou Gustavo. 

Como legado desta parceria permanecem os conhecimentos adquiridos pela equipe sobre as normas FCA para funções veiculares, bem como os conhecimentos técnicos sobre a rede automotiva CAN (padrão de mercado); o Laboratório de Sistemas Automotivos, contendo bancada com toda a estrutura eletroeletrônica de um veículo, especificamente da plataforma Palio, utilizado no desenvolvimento do projeto em questão; assim como investimentos em softwares e equipamentos de aferição, que poderão ser usados em novas pesquisas e ensino de redes automotivas, compromisso esse firmado quando da assinatura da parceria em 2014. Destaca-se que a infraestrutura presente hoje no Laboratório de Sistemas Automotivos do Campus Formiga é similar à presente na área de Experimentação Elétrica da planta da FCA em Betim.

De acordo com Gustavo Lobato, em relação à formação de mão de obra especializada nesta área automotiva, citam-se trabalhos desenvolvidos por alunos do Campus Formiga em projetos de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso; a contratação de um egresso do curso de Engenharia Elétrica pela própria FCA Automobiles; e um outro egresso que continuará seus estudos nesta área no mestrado da Universidade Federal de Lavras (UFLA). “Ressalta-se ainda que tais pesquisas seminais, desenvolvidas por este grupo de pesquisadores, são embriões para a realização de novos projetos de pesquisa aplicada, na área de sistemas automotivos e afins”, acrescentou.

Investimentos

Ainda segundo o coordenador Local do Projeto, para estruturação e desenvolvimento da parceria teve-se um custo na ordem de R$ 113.000,00 para a FCA Automobiles sendo estes custos relacionados a todas as despesas do projeto, dentre eles fornecimento de peças, treinamentos, softwares, assim como o custo de despesas de viagens dos membros da equipe da FCA. Para o Instituto Federal de Minas Gerais teve-se um custo na ordem de R$ 237.000,00 referentes a custos de estruturação do laboratório relativos a itens de capital.

 

Texto: Polo de Inovação IFMG