Inovação, transformação, evolução, inquietação. Estas foram algumas das palavras que marcaram as palestras realizadas na tarde de ontem, dia 27, ministradas por Sheldon Almeida e por Luís Felipe Veloso de Lima, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais – SEDECTES.

Durante sua fala de abertura, o diretor-geral do Campus Formiga, Washington Santos Silva, destacou o fomento à inovação e ao empreendedorismo por parte da gestão e afirmou que tem trabalho junto à equipe para que pesquisas e trabalhos de conclusão de curso possam ser transformados em projetos de empreendedorismo e no desenvolvimento de tecnologias que ajudem a resolver problemas reais do mercado, estimulando assim, o desenvolvimento regional.

Sheldon Almeida começou lançando a pergunta “Qual é o seu limite?”, destacando que acredita na capacidade de inovação dos estudantes e o quanto eles são importantes no processo, pois, para empreender é preciso pessoas inovadoras que irão alavancar o desenvolvimento da região e do estado, algo que vem sendo estimulado através de alguns programas criado pelo governo do estado, conforme abordou.

“Um salto para o futuro – Como a inovação vai transformar a sua vida?” foi o tema abordado pelo palestrante Luís Felipe Veloso de Lima, que trouxe um pouco de história para se entender por que é importante e necessário inovar, pois a evolução faz com que em cada momento, um segmento se sobressaia porque inovou. Citando as startups falou sobre a economia colaborativa e como estamos passando por uma “mudança de era”. Por fim, lançou uma inquietação aos estudantes: “o que queremos para Formiga?”

Luís Felipe falou que acredita no potencial do povo formiguense e, por isso, falar para esse público sobre inovação e empreendedorismo gera inquietação e com uma proposta de transformar a realidade vigente, que é o pontapé do trabalho.

Sheldon Almeida fala sobre estar em Formiga e região realizando esse trabalho referente à inovação.

Luis Felipe Veloso de Lima falou sobre seu trabalho com inovação e startups e dos desafios a serem enfrentados pelo estado de Minas Gerais.

Sheldon Almeida fala sobre a necessidade de inovação

Luís Felipe Veloso de Lima

Sheldon Almeida, Luis Veloso e Washington Santos

Palestrantes e público presente