No dia 10 de junho, 23 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG - Campus Formiga estiveram no Instituto de Ciências Exatas (ICEX) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para participarem da Oficina de Jogos Matemáticos, uma oficina comemorativa dos 20 anos do Projeto Visitas.

As oficinas organizadas pelo Projeto Visitas são direcionadas a professores de Matemática na Escola Básica, formados ou em formação. Nelas, os monitores apresentam jogos matemáticos e discutem diversos detalhes sobre seu funcionamento, estrutura e possíveis adaptações facilitando assim que estes jogos possam ser incorporados à prática docente dos professores participantes.

Os graduandos que participaram da visita: Álida Rinara Souza Morais, Ana Aline Cavalcante Felicio, Brenda Cristina Almeida, Bruna Maria da Silva, Caroline Ester F. Pinto, Daiana Luiza de Sá, Dandara Lorrayne do Nascimento Oliveira, Francielly dos Santos Bento, Gustavo Teixeira de Castro, Jessica Mara Borges dos Santos, Júnio da Costa Leal, Karla Cristine Macedo Correa, Leonardo Tavares Campos, Márcia Mara Campos, Mariana Costa Lourenço, Marina Andrade Alves da Silva, Natalia Gabriela Cunha, Pedro Henrique Pereira, Polyana Kátia Miranda, Ravel Alvarenga Coelho, Resiane Paula da Silveira, Sérgio Matheus de Castro e Thayná Pereira Vieira são cursantes das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I, Prática Pedagógica III e alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Eles foram acompanhados das professoras Danielli Ferreira Silva e Lúcia Helena Costa Braz.

De acordo com a professora Danielli Ferreira Silva, o objetivo da visita técnica foi para que os estudantes pudessem relacionar os conhecimentos adquiridos com as práticas de ensino realizadas por eles nos estágios e nas ações do Pibid nas escolas parceiras. “Acreditamos que os objetivos foram alcançados uma vez que nesta oficina foi possível conhecer dez jogos e desafios matemáticos para diversos níveis de ensino e envolvendo conteúdos variados dentro do currículo básico da Matemática, o que ocasionou grande interesse e entusiasmo por parte dos alunos que realizaram a oficina. Esta visita poderá proporcionar importantes aprendizagens para os nossos licenciandos em Matemática, como também poderá abrir portas para a realização de especialização ou mestrados pelos nossos alunos na UFMG, que se mostraram bem encantados com a estrutura da Universidade e com os projetos em desenvolvimento”.

A estudante Dandara Lorraybe do Nascimento Oliveira, agradeceu aos professores que contribuíram para a participação do grupo no Projeto Visitas e relatou que “foi uma experiência de extrema importância para nossa formação docente, pois a oficina realizada possibilitou ver a Matemática de maneira divertida e ao mesmo tempo desafiadora. Espero que tenhamos mais oportunidades como essa, pois as trocas de experiências vivenciadas com os outros alunos e professores são únicas e significativas”.

Polyana Miranda aproveitou a experiência para tirar ideias que pode usar quando estiver em sala de aula. “A experiência do Projeto Visitas foi ótima, me proporcionou ainda como discente a oportunidade de conhecer novos jogos e suas formas de aplicação, com certeza levarei para minhas futuras salas de aula”.

Saiba mais sobre o Projeto Visitas em http://www.mat.ufmg.br/visitas/#home