Entre os dias 05 e 08 de junho, o professor da área de Matemática do IFMG – Campus Formiga, Ivan Reinaldo Meneghini, esteve em San Sebástian/Donóstia, na Espanha, para apresentação de um trabalho relacionado ao seu doutorado durante congresso realizado no local.

O professor Ivan Reinaldo Meneghini

No trabalho apresentado pelo professor Ivan, foi proposta uma nova metodologia de geração de vetores de peso. Segundo ele, a geração dos vetores de peso é a etapa inicial de algoritmos evolutivos multi objetivos (Multi Objective Evolutionary Algorithm - MOEA) que utilizam a estratégia da decomposição e agregação dos objetivos.

“A principal deficiência dos métodos atuais de geração de vetores de peso é o indesejado aumento do número de vetores quando a dimensão do problema é maior do que três, uma vez que são métodos determinísticos que dependem da dimensionalidade do problema. O método proposto, por se tratar de uma heurística, superou esta barreira e permite a geração de qualquer quantidade de vetores de peso. Além disso, é possível se escolher a norma dos vetores de peso e sua localização, o que permitirá grandes avanços nos algoritmos que utilizam esta estratégia”, relata o docente.

O Congress on Evolutionary Computation (CEC) é um dos mais importantes congressos sobre Inteligência Computacional e Computação Evolucionária oferecido pela Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Esse congresso tem frequência anual e em 2018 acontecerá no Brasil, no Rio de Janeiro.