O IFMG Campus Formiga, juntamente com outros campi do IFMG, está presente na 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada de 7 a 9 de outubro na Arena BBB Mané Garrincha, em Brasília (DF). Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, o evento conta com a participação de 63 instituições do país e 1.434 expositores de pesquisas. Em 2025, a SNEPT ocorre juntamente com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria (Curicaca), promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Abertura
A abertura, no dia 7, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, que ressaltou a apresentação de mais de 400 projetos na SNEPT: “aqui está sendo exposto o que é destaque em ciência, inovação e tecnologia. É o momento de fortalecer a relação entre educação, sociedade civil e setor produtivo”, afirma.
Para o reitor do IFMG, Rafael Bastos, a presença na Arena em Brasília reforça a extensa representatividade do IFMG no Estado. “Os projetos mostram um pouco do trabalho que é feito nos campi. Estamos dando ênfase à regionalidade e aos arranjos produtivos locais. Nesta edição, além dos projetos associados à sustentabilidade, à robótica e outras temáticas importantes, estamos com o estande do queijo”, explica. O reitor enfatiza ainda, a relevância do comparecimento de alunos e servidores ao evento, como “os grandes protagonistas do processo”, acrescenta.
Mostra Tecnológica
A Mostra Tecnológica integra a programação da 5ª SNEPT, por meio da qual são exibidos produtos, protótipos e processos inovadores provenientes de Ensino, Pesquisa, Extensão aptos a culminar com ativos de propriedade intelectual, industrial, registros de softwares e/ou patentes.
No âmbito do IFMG, são 12 projetos participantes. É a segunda maior delegação entre instituições de ensino no evento. O IFMG – Campus Formiga está representado pelo professor Lucas Meloni e pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica, Carlos Eduardo Pereira e Daniel Lopes Costa, que apresentam os protótipos desenvolvidos no projeto de ensino “Desenvolvimento de modelos didáticos para o ensino de energias renováveis”.
O projeto, coordenado pelo professor Diego Izidoro, conta ainda com a participação das discentes Letícia Gabriela Silva e Isadora Silva Santos, também do curso de Engenharia Elétrica. O projeto está sendo desenvolvido no LICEU (Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário) do Campus Formiga, com apoio financeiro do Programa Institucional de Bolsas de Ensino (PIBEN). A equipe do projeto agradece à Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) pelo apoio financeiro e à Pró-Reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (PRIPPG) do IFMG pela oportunidade de participação no evento.
Para a coordenadora-geral da equipe do Instituto, Camila Cristina Pereira, “o processo traz, em primeiro lugar, a interseção do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Além disso, é interessante para trabalharmos os produtos tecnológicos na pesquisa aplicada: uma forma de abordar a ciência no contexto do dia-a-dia. E isso está diretamente relacionado à atual política do IFMG”, explica a servidora da Pró-Reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (PRIPPG).