Estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado do IFMG Campus Campus Formiga obtiveram um desempenho de destaque na fase online nacional da 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) de 2025. A equipe, formada pelos alunos César Augusto Fernandes (Administração), Luiza Mara Fernandes Costa (Informática) e Tiago Souza de Oliveira (Informática), sob a coordenação do professor Flávio Nasser Drumond, representou o IFMG em uma competição de nível estadual, que seleciona as melhores equipes para a fase nacional.

A Olimpíada Brasileira de Geografia é uma competição acadêmica que busca promover o conhecimento geográfico e incentivar o interesse pela área. A edição de 2025 celebrou 10 anos de realização e contou com mais de 100 mil estudantes de todo o país, reforçando a importância do evento para a educação brasileira. A competição é dividida em etapas online, que ocorrem em agosto, e uma fase presencial final, prevista para a segunda quinzena de novembro.

Os alunos do Campus Formiga participaram do projeto de ensino "Preparação e treinamento de equipe para participação na 10 ª Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG 2025", dedicado à preparação para a OBG. A equipe encarou três provas online na etapa estadual e alcançou a 24ª colocação em um ranking que inclui escolas de todo o estado.

Como destaca o professor Flávio Nasser, os encontros preparatórios para a competição permitiram o aprofundamento nos estudos e a melhor compreensão pelos membros da equipe acerca da produção do conhecimento científico aplicado às ciências humanas, e, em particular, da própria geografia, na sua dicotomia: humana e física. Durante a execução do plano de trabalho foram avaliados os aspectos do conhecimento geográfico através da participação ativa dos estudantes nos encontros previstos, com questionamentos dialógicos, em forma de debate, acerca de temas previamente indicados.

"A própria competição científica se apresenta como um importante treinamento avaliativo, que, com o bom resultado alcançado pela equipe, indica de forma objetiva o grau de aprendizado dos estudantes. Os resultados esperados foram atingidos com êxito parcial. A equipe alcançou a medalha de ouro na primeira fase da OBG 2025, que é estadual. Entretanto, infelizmente, não conseguiu a pontuação que permitia o credenciamento para a segunda fase da competição, de caráter nacional", relata o professor Flávio. O grupo alcançou 101,33 pontos, quatro a menos que a equipe que passou para a etapa nacional.