O IFMG – Campus Formiga se destacou na Jornada de Foguetes 2025, realizada entre os dias 18 e 21 de agosto, em Barra do Piraí (RJ). O evento reuniu estudantes de todo o país previamente selecionados por seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFog). O campus foi representado por duas equipes formadas por alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, acompanhados e orientados pelo professor de Física Anderson Augusto Freitas.

A equipe composta por Felype José de Menezes (2º ano de Administração) e Gabriel José Alves do Couto (2º ano de Informática) conquistou o título de campeã nacional, alcançando a marca de 212 metros no lançamento. Já a equipe formada por Júlia Bispo Silva (1º ano de Eletrotécnica), Layra Silva Vieira (1º ano de Administração) e Lucas Malaquias Bispo Silva (2º ano de Informática) obteve lançamentos entre 100 e 200 metros, garantindo o título de vice-campeã.

Durante a programação, os participantes assistiram a palestras e oficinas sobre construção de foguetes, além de participarem da competição nacional do nível IV da OBAFog, na qual os foguetes são feitos com garrafas PET e propulsionados por vinagre e bicarbonato de sódio.

Para o professor Anderson, a experiência vai muito além da disputa: “o evento contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação humana e profissional dos estudantes, como o trabalho em equipe, autonomia, resiliência e a capacidade de resolver problemas de forma criativa e eficiente. Além disso, o contato com estudantes de diferentes regiões permite uma troca de experiências valiosa”, destacou.

Os estudantes também compartilharam depoimentos marcantes sobre a vivência:

  • Gabriel José Alves do Couto: "no ano passado fomos vice-campeões e, neste ano, alcançamos o título de campeões, com um lançamento acima de 200 metros. Essa experiência mostra o quanto o incentivo à ciência e à educação pode transformar vidas”.

  • Júlia Bispo Silva: “foi uma experiência incrível e cheia de descobertas. As oficinas despertaram muita curiosidade sobre aerodinâmica e detalhes do design dos foguetes”.

  • Felype José de Menezes: “nunca imaginei que, sendo aluno de Administração, lançaria uma garrafa PET a mais de 200 metros. A Jornada é uma fonte de conhecimento e inovação que pode mudar a vida de muitos alunos”.

A participação dos estudantes foi viabilizada pelo apoio da Direção Geral do campus, da Secretaria de Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-graduação (SEIPPG) e do LICEU LabMaker.