O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) conta agora com uma importante ferramenta para ampliar o acesso ao conhecimento gerado por sua comunidade acadêmica. Foi lançado o Repositório Institucional do IFMG (RI-IFMG), uma plataforma digital criada para reunir, organizar, preservar e disseminar as produções técnico-científicas desenvolvidas no âmbito da instituição.
Instituído pela Resolução nº 19/2023, o repositório tem como principal objetivo dar visibilidade à produção acadêmica e possibilitar o compartilhamento do conhecimento gerado nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com base nos princípios do acesso aberto, o conteúdo disponibilizado no RI-IFMG é gratuito, público e acessível nacional e internacionalmente.
Entre os tipos de materiais que podem ser depositados na plataforma estão:
-
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), dissertações e teses;
-
Artigos científicos, livros e capítulos de livros;
-
Produtos técnicos, tecnológicos e educacionais, como softwares, apostilas, áudios, vídeos, cartilhas, dossiês, folhetos, imagens (fotografias, desenhos, etc.), inventários, jogos educativos, manuais, materiais cartográficos, notas técnicas, patentes, planilhas, protocolos, websites, entre outros;
-
Relatórios técnicos, resumos, resenhas, anais de eventos e demais produções vinculadas ao IFMG.
O processo de inclusão de materiais é feito por meio de autoarquivamento pelos próprios autores. As bibliotecas dos campi são responsáveis pela análise e validação dos registros, garantindo a qualidade e a padronização das informações. A gestão do repositório é realizada por um comitê formado por representantes da Rede de Bibliotecas, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e dos campi.
A criação do RI-IFMG representa um marco na consolidação da política de informação institucional, fortalecendo a cultura científica, promovendo a democratização do conhecimento e contribuindo para a preservação da memória acadêmica do Instituto.
Para acessar o repositório e obter mais informações sobre como realizar o depósito de documentos, clique aqui.