O IFMG – Campus Formiga informa que, a partir de ontem, 21 de julho de 2025, passou a adotar medidas complementares para atender à Lei Federal nº 15.100/2025, que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais por estudantes durante as aulas, intervalos e recreios, em todas as etapas da educação básica. A decisão visa reforçar o foco nas atividades pedagógicas, promover um ambiente mais saudável e colaborativo e garantir a segurança dos alunos no ambiente escolar.
As medidas que serão aplicadas são:
-
O uso de celular fora de contexto pedagógico, conforme orientações dos profissionais de educação, resultará no recolhimento imediato do aparelho;
-
O celular será devolvido apenas aos pais ou responsáveis legais, que deverão comparecer presencialmente ao campus;
-
É de responsabilidade do próprio aluno comunicar aos responsáveis sobre o recolhimento do aparelho;
-
Para alunos maiores de 18 anos, o aparelho será devolvido ao final do turno letivo.
Um comunicado oficial já foi enviado por e-mail a estudantes, professores e responsáveis. A publicação nesta página tem como objetivo alcançar os pais que eventualmente não tenham recebido ou visualizado a mensagem.
Contamos com o apoio e a parceria das famílias para reforçar com os alunos a importância do cumprimento desta norma legal. A colaboração de todos é essencial para manter um ambiente de ensino mais produtivo, seguro e respeitoso.