Foi concluído nesta quarta-feira, 16 de julho, o curso de formação inicial e continuada (FIC) “Práticas Experimentais Complementares para o Ensino Fundamental”, uma iniciativa do IFMG Campus Formiga em parceria com a escola municipal CEMEI Professor José Juvêncio Fernandes. Voltado a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (quarto e quinto anos), o curso proporcionou aos participantes uma imersão em atividades práticas nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática.

Durante mais de três meses, os estudantes participaram semanalmente de oficinas interativas nos laboratórios do campus, aprendendo sobre temas como lançamento de foguetes de papel, densidade, microscopia, eletricidade, reações químicas, anatomia e até meliponicultura. A última aula, realizada na tarde de ontem (16/07), foi marcada por entusiasmo e muita troca de conhecimento, consolidando o aprendizado por meio de atividades integradoras.

A iniciativa reforça o compromisso das instituições com a educação pública de qualidade e destaca a importância de parcerias entre escolas e institutos federais. “Essa aproximação entre o IFMG e as escolas municipais amplia as possibilidades de ensino-aprendizagem e estimula a curiosidade científica desde cedo”, explica a coordenadora do curso, professora Mariana Guimarães dos Santos, que se empenhou para que as oficinas acontecessem da melhor forma.

A diretora do Cemei, Tatiana Damasceno, afirmou que o contato, intensificado este ano, entre o Instituto Federal e a escola, tem sido extremamente positivo e enriquecedor para o ambiente escolar e, principalmente, para os alunos. “A parceria tem proporcionado experiências valiosas que a escola, por si só, não conseguiria oferecer, como vivências práticas que vão além da falta de laboratórios e espaços adequados”.

A resposta dos alunos tem sido de grande entusiasmo, demonstrando o sucesso das atividades e gerando uma profunda gratidão pela oportunidade oferecida, assim como diz o estudante Luiz: “eu gostei muito da experiência. Eu não sabia que existia abelha sem ferrão. Eu também descobri muitas coisas que não tinham, como flores que eu não conhecia. Foi bem legal. Eu aprendi bastante coisa”.

A coordenadora pedagógica do CEMEI, Íria Oliveira, ressaltou que “as oficinas promovidas pelos profissionais do IFMG Formiga não apenas enriqueceram o conhecimento dos nossos alunos, mas também despertaram neles a curiosidade, o entusiasmo e o desejo de aprender cada vez mais”.

Além de oferecer conteúdos científicos de forma lúdica e acessível, o curso também teve papel relevante na formação cidadã dos estudantes. A integração com o espaço universitário e o contato com metodologias ativas de ensino contribuíram para fortalecer o interesse pela ciência, a autonomia e o pensamento crítico dos alunos.

A iniciativa é considerada um exemplo prático da importância da educação integral, ao explorar diversas possibilidades de aprendizado e proporcionar experiências marcantes para os estudantes. O sucesso da experiência abre caminho para futuras edições e amplia a perspectiva de novas parcerias voltadas ao fortalecimento da rede pública de ensino na região.