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O professor da área de Administração do IFMG campus Formiga e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Breno Valente Fontes Araújo, juntamente com sua orientadora, a professora Ana Cláudia Azevedo, receberam o prêmio de melhor artigo na 34ª edição da International Association for Management of Technology Conference (Iamot). A conferência internacional aconteceu entre os dias 14 e 19 de junho de 2025, em Montreal, no Canadá.

Intitulado Strategic Orientations of Technology Transfer Offices in Emerging Economies: Implications for Early-Stage and Late-Stage Outcomes, o artigo premiado investigou como diferentes estratégias adotadas pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) influenciam os resultados da transferência de tecnologia no Brasil. O estudo demonstra que, em contextos estruturalmente restritos, como os das economias emergentes, o desempenho dos NITs depende fortemente do equilíbrio entre atividades internas, externas e mediadoras.

Com base em dados da pesquisa FORTEC de Inovação e em análise econométrica, os autores indicam que atividades internas favorecem os resultados iniciais, como comunicação de invenção, enquanto os esforços externos e mediadores são determinantes para resultados mais avançados, como acordos de licenciamento. De acordo com os pesquisadores, o trabalho traz ainda “contribuições relevantes para o desenho de políticas públicas e estratégias institucionais voltadas ao fortalecimento dos ecossistemas de inovação”.

O trabalho foi realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e também contou com o apoio indireto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga.

O professor Breno Valente afirmou que o prêmio o deixou extremamente feliz, porque é uma forma de tangibilizar um trabalho árduo e silencioso da pesquisa. “Esse artigo é o coração da minha tese e o reconhecimento dá visibilidade a um trabalho que muitas vezes acontece de forma silenciosa e valoriza a dedicação de quem pesquisa, escreve, reescreve, enfrenta dúvidas e continua acreditando que a ciência transforma”.

A motivação da sua pesquisa veio da pergunta: como as universidades conseguem transformar conhecimento em inovação que chega à sociedade? Questionamento que sempre o instigou, e foi o ponto de partida para a tese. Para o professor é gratificante ver seu esforço sendo reconhecido e, mais ainda, saber que essa pesquisa pode contribuir para aproximar universidade e sociedade.

 

 

Com informações da UFV.