O curso superior Bacharelado em Ciência da Computação do IFMG - Campus Formiga convida a todos para a apresentação pública e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que acontecerá conforme agenda a seguir:
Data | Hora e Local |
Projeto |
Resumo |
23/07/2025 |
10h20 - Lab. Arquitetura e Redes (LAR) - Bloco B - IFMG campus Formiga |
WEB SCRAPING E EXTRAÇÃO DE DADOS EM ESTRUTURAS HTML COM VISUALIZÃO EM INTERFACE WEB: UM ESTUDO DE CASO
Aluno: Renato Zampiere Maciente Orientador: Walace de Almeida Rodrigues Banca: Walace de Almeida Rodrigues (orientador) |
O mercado de itens virtuais em jogos eletrônicos tem se expandido significativamente, em títulos como Counter-Strike, onde skins podem alcançar alto valor comercial. Diante da oscilação constante de preços entre plataformas, o acesso a dados atualizados é fundamental para subsidiar decisões de compra. Este trabalho apresenta um estudo de caso e a implementação de um sistema automatizado para coleta e centralização, em tempo real, de informações sobre skins de Counter-Strike, a partir de cinco plataformas especializadas. A extração foi realizada com a biblioteca Selenium, em conjunto com WebDriver e undetected\_chromedriver, visando contornar sistemas anti-bot. As informações coletadas, nome do item, preço, tipo de acabamento, nível de desgaste (float) e imagem, foram extraídas com base em seletores específicos de tags HTML, como \texttt{<div>}, \texttt{<span>} e \texttt{<img>}, e tratadas com a biblioteca pandas para padronização e posterior análise. A visualização dos dados foi realizada por meio de uma interface interativa desenvolvida com Dash Bootstrap, facilitando a navegação e análise por parte do usuário. A aplicação também foi otimizada com o uso de threads, permitindo maior agilidade no processo de coleta, especialmente em ambientes com múltiplas fontes. Adicionalmente, foi implementado um modo de raspagem dinâmica, voltado a usuários com conhecimentos prévios em estruturas HTML. Esse modo permite a personalização do processo de coleta, possibilitando que o usuário defina manualmente os seletores HTML, o tipo de rolagem da página (paginada, infinita ou alternada), e a URL de destino. Tal funcionalidade expande a aplicabilidade da ferramenta, permitindo que novos sites sejam integrados ao sistema conforme os mesmos princípios técnicos adotados no estudo principal. Entre os principais desafios, destacam-se o carregamento assíncrono via JavaScript e mecanismos de proteção contra automação, superados com renderização forçada e uso de navegação não detectável. Os testes realizados demonstraram desempenho estável e satisfatório frente aos objetivos do projeto.
|
23/07/2025 |
9h Lab. Arquitetura e Redes (LAR) - Bloco B - IFMG campus Formiga
Formato: virtual (link: meet.google.com/uow-vqkw-zyc ) |
USO DA SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO PARA PRECIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS Aluno: Elias Eduardo Silva Rodrigues Orientadora: Danielle Costa de Oliveira Banca: Danielle Costa de Oliveira (orientadora)
|
O presente trabalho desenvolveu um sistema completo de coleta, análise e predição de preços de medicamentos no mercado brasileiro, integrando técnicas de web crawling, simulação dos principais componentes, um sistema de coletada automatizada de dados, uma API REST para acesso aos dados e predições, e uma interface web responsiva para visualização e interação com os resultados. O sistema de coleta de dados foi implementado em framework Scrapy em Python, configurado para extrair informações de preços de medicamentos em sites. Os dados coletados são armazenados em um banco de dados MongoDB, permitindo escalabilidade e flexibilidade na gestão das informações. As análises preditivas foram realizadas com a implementação de uma simulação do método de Monte Carlo que considera as variações históricas de preços e aplica diferentes alíquotas de ICMS por estado brasileiro. A API foi desenvolvida em Flask fornecendo endpoints para consultas de medicamentos, predições de Monte Carlo, comparações por estados e análises estatísticas. A interface web foi implementada com Next.js e React, oferendo funcionalidades de busca em tempo real, paginação, ordenação, visualização de detalhes de medicamentos e gráficos interativos das predições. Os resultados obtidos a partir da análise dos 100 medicamentos com maior variações históricas acaba revelando um crescimento médio esperado de 19,89% nos preços em 6 meses, com valor em risco (VaR) de 6,06% para cenários pessimistas. A análise geoespacial evidenciou diferenças significativas entre estados devido às variações de ICMS, confirmando a importância da consideração de fatores tributários regionais. O sistema desenvolvido representa um contribuição para o campo de análise preditiva em saúde, oferecendo ferramentas quantitativas para tomadas de decisões tanto no setor público quando privado.
|
18/06/2025 |
10h Sala 16 - Bloco C - IFMG campus Formiga. |
Protótipo de Aplicativo para Mototáxi Aluno: Alberto Gusmão Cabral Junior Orientador: Fernando Paim Lima (orientador) Banca: Fernando Paim Lima (orientador) |
Visando atuar como uma alternativa de transporte na cidade de Formiga, este trabalho apresenta um protótipo voltado à gestão de corridas de mototáxi, composto por dois aplicativos móveis — um para passageiros e outro para mototaxistas — e um painel administrativo web. Inspirado em plataformas de transporte como Uber e 99, o projeto foi adaptado à realidade da cidade de Formiga, buscando atender às particularidades do serviço de mototáxi local. Os aplicativos móveis foram construídos em Flutter, com uso da biblioteca Geolocator para a captação dos dados de localização e do Firebase para a sincronização em tempo real entre os dispositivos. Um painel administrativo foi desenvolvido utilizando o framework Laravel, integrando um banco de dados relacional para o gerenciamento de passageiros, mototaxistas e corridas. A aplicação implementa funcionalidades como geolocalização, cálculo de distância com a fórmula de Haversine e um fluxo completo de corrida, desde a solicitação até a finalização. O processo foi guiado por uma abordagem híbrida entre as metodologias Scrum, RAD e Kanban, possibilitando entregas iterativas e foco na experiência do usuário. O sistema encontra-se no nível 6 da escala TRL, com testes realizados em ambiente simulado e pronto para validação prática em campo. Os resultados da execução do fluxo de corrida implementado são exibidos na seção de resultados, juntamente com melhorias que podem contribuir com uma aplicação ainda mais robusta e profissional.
|
18/06/2025 |
16h Sala 16 - Bloco C - IFMG campus Formiga. |
Aplicação de visão computacional para detecção de colisão em golpes de lutas de boxe Aluno: João Vitor Dias Fernandes Orientador: Fernando Paim Lima (orientador) Banca: Fernando Paim Lima (orientador) |
Nos últimos anos, a análise de lutas de boxe realizadas no boxe olímpico é feita manualmente por árbitros e juízes, que avaliam em tempo real as rodadas de cada combate. Embora eficaz, este método está sujeito a falhas humanas e limitações, como dificuldades em acompanhar todos os golpes ou fadiga humana. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um software baseado em visão computacional, em nível de prova de conceito, para auxiliar na contagem de golpes e fornecer análises de pontuação em tempo real de uma luta de boxe. Foram considerados como base do presente trabalho as regras de boxe dos Jogos Olímpicos Paris 2024 (UNIT, 2024), visto a divergência existente entre as competições ao redor do mundo. O protótipo utiliza técnicas de visão computacional relacionados ao processamento de imagem, identificação de objetos, estimativa de pose humana, clusterização de dados para identificação dos lutadores, treinamento e validação de uma rede neural convolucional, verificação de colisão de golpes via pontos-chave da pose humana e desenvolvimento de aplicativo móvel. Como resultado, foi desenvolvida uma ferramenta com capacidade de processamento em tempo real, apesar de ser limitado por utilizar apenas uma câmera no momento, porém gerando contagens de golpes precisas quando estiver dentro dos critérios estabelecidos pelo algoritmo.
|
20/06/2025 |
09h - virtual meet.google.com/ifw-ypqm-jxr |
Aplicativo Municipal para Delivery Aluno: Luis Fernando da Silva Correa Orientador: Prof. Dr. Alexandre Pimenta Banca: Prof. Dr. Alexandre Pimenta (orientador) Prof Dr. Carlos Bernardes Rosa Junior Prof Dr. Bruno Ferreira
|
Este trabalho apresenta a proposta de um modelo de sistema de delivery municipal, desenvolvido como alternativa às plataformas privadas tradicionais. O objetivo é oferecer uma solução de fácil replicação por prefeituras, com menor custo operacional e foco na valorização da economia local. A metodologia inclui análise comparativa de aplicativos, levantamento de requisitos e elaboração de protótipos com base em dados coletados por meio de formulários aplicados a consumidores, empreendedores e entregadores. Como resultado, obteve-se uma estrutura funcional, técnica e visual que pode ser adaptada por municípios interessados em oferecer um serviço mais justo, transparente e sustentável. |