O curso superior Bacharelado em Ciência da Computação do IFMG - Campus Formiga convida a todos para a apresentação pública e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que acontecerá conforme agenda a seguir:
Data | Hora e Local |
Projeto |
Resumo |
18/06/2025 |
10h Sala 16 - Bloco C - IFMG campus Formiga. |
Protótipo de Aplicativo para Mototáxi Aluno: Alberto Gusmão Cabral Junior Orientador: Fernando Paim Lima (orientador) Banca: Fernando Paim Lima (orientador) |
Visando atuar como uma alternativa de transporte na cidade de Formiga, este trabalho apresenta um protótipo voltado à gestão de corridas de mototáxi, composto por dois aplicativos móveis — um para passageiros e outro para mototaxistas — e um painel administrativo web. Inspirado em plataformas de transporte como Uber e 99, o projeto foi adaptado à realidade da cidade de Formiga, buscando atender às particularidades do serviço de mototáxi local. Os aplicativos móveis foram construídos em Flutter, com uso da biblioteca Geolocator para a captação dos dados de localização e do Firebase para a sincronização em tempo real entre os dispositivos. Um painel administrativo foi desenvolvido utilizando o framework Laravel, integrando um banco de dados relacional para o gerenciamento de passageiros, mototaxistas e corridas. A aplicação implementa funcionalidades como geolocalização, cálculo de distância com a fórmula de Haversine e um fluxo completo de corrida, desde a solicitação até a finalização. O processo foi guiado por uma abordagem híbrida entre as metodologias Scrum, RAD e Kanban, possibilitando entregas iterativas e foco na experiência do usuário. O sistema encontra-se no nível 6 da escala TRL, com testes realizados em ambiente simulado e pronto para validação prática em campo. Os resultados da execução do fluxo de corrida
|
18/06/2025 |
16h Sala 16 - Bloco C - IFMG campus Formiga. |
Aplicação de visão computacional para detecção de colisão em golpes de lutas de boxe Aluno: João Vitor Dias Fernandes Orientador: Fernando Paim Lima (orientador) Banca: Fernando Paim Lima (orientador) |
Nos últimos anos, a análise de lutas de boxe realizadas no boxe olímpico é feita manualmente por árbitros e juízes, que avaliam em tempo real as rodadas de cada combate. Embora eficaz, este método está sujeito a falhas humanas e limitações, como dificuldades em acompanhar todos os golpes ou fadiga humana. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um software baseado em visão computacional, em nível de prova de conceito, para auxiliar na contagem de golpes e fornecer análises de pontuação em tempo real de uma luta de boxe. Foram considerados como base do presente trabalho as regras de boxe dos Jogos Olímpicos Paris 2024 (UNIT, 2024), visto a divergência existente entre as competições ao redor do mundo. O protótipo utiliza técnicas de visão computacional relacionados ao processamento de imagem, identificação de objetos, estimativa de pose humana, clusterização de dados para identificação dos lutadores, treinamento e validação de uma rede neural convolucional, verificação de colisão de golpes via pontos-chave da pose humana e desenvolvimento de aplicativo móvel. Como resultado, foi desenvolvida uma ferramenta com capacidade de processamento em tempo real, apesar de ser limitado por utilizar apenas uma câmera no momento, porém gerando contagens de golpes precisas quando estiver dentro dos critérios estabelecidos pelo algoritmo.
|