Nos dias 21 e 22 de maio, o IFMG Campus Formiga promoveu os primeiros encontros do curso de capacitação “Desafios diários para ofertar as equiparações para estudantes com necessidades educacionais especiais no contexto escolar”, ministrado pela especialista Márcia Rezende, da Efeito Inclusão Escolar. A ação foi realizada presencialmente no mini auditório Professora Ana Paula Carraro Borges e contou com a participação de servidores convocados das mais diversas áreas.
A iniciativa faz parte de um esforço conjunto da Seção Pedagógica e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE), que identificaram a necessidade de fortalecer as práticas pedagógicas inclusivas no campus. O curso tem como objetivo proporcionar subsídios teóricos e práticos para que os profissionais da educação possam atuar de forma mais eficaz no atendimento ao público-alvo da educação especial.
Com carga horária total de 20 horas, a formação está sendo realizada de forma híbrida. Nos encontros presenciais, foram abordados os fundamentos legais que amparam a Educação Especial, além das principais características dos transtornos e condições que compõem o público-alvo, com foco nas estratégias de intervenção em sala de aula.
A programação do curso segue com encontros virtuais nos dias 16, 17 e 30 de julho. Entre os temas a serem abordados estão: intervenções em situações de crise envolvendo estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estratégias comportamentais e de habilidades sociais aplicadas ao ambiente escolar, aprofundamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI).
A ação representa um passo importante na consolidação de uma educação mais inclusiva, reafirmando o compromisso do IFMG Campus Formiga com o acesso, a permanência e o êxito de todos os seus estudantes.
Participantes da capacitação com a profissional Márcia Rezende