Imagem Ilustrativa

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) publicou chamada pública (edital 501/2025) para seleção de servidores interessados em atuar na elaboração e revisão de itens do Processo Seletivo 2026/1. As inscrições estão abertas até o dia 23 de maio de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico. A iniciativa busca garantir a qualidade técnica e a imparcialidade na construção dos instrumentos de avaliação utilizados no ingresso de novos estudantes nos cursos técnicos da instituição.

 

Clique Aqui | Para se inscrever

Clique Aqui | Edital 501/2025

 

Para participar, é necessário pertencer ao quadro efetivo permanente do IFMG, nas funções de docente, pedagogo(a) ou técnico(a) em assuntos educacionais. Entre os critérios para inscrição, é exigido que o servidor: 

> Não tenha cônjuges/companheiros ou parentes – em linha reta, colateral ou por afinidade de até 3º grau – que irão participar do Processo Seletivo 2026/1 do IFMG como candidatos;

> Não seja docente do Programa Partiu IF ou de quaisquer outros programas, presenciais ou virtuais, a serem ofertados ou gravados durante o ano de 2025, destinados à preparação de candidatos para os processos seletivos do IFMG.

> Tenha diploma de graduação emitido por instituição reconhecida em áreas específicas, de acordo com os eixos do processo seletivo: Letras (Língua Portuguesa), Matemática, Ciências Biológicas, Física, Química, História, Geografia, Filosofia ou Sociologia.

 

Os interessados devem acessar o formulário online, preencher as informações solicitadas e anexar a documentação comprobatória dentro do prazo estipulado.

A convocação para integrar a banca de elaboração e revisão de itens será feita pela Diretoria de Processos Seletivos de Estudantes (DPSE) ou pelo presidente da banca, obedecendo a ordem de classificação.

 

A remuneração seguirá os valores estabelecidos pela tabela de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC), conforme portaria vigente à época do pagamento. 

> Elaboração de itens: total de 3 horas por item elaborado ou tema de redação;

> Atividade de análise crítica de itens de provas: 1 hora por item avaliado (exceto membro avaliador do item);

> Julgamento de recurso: 1 hora por item avaliado para cada membro da banca, independente da quantidade de recursos interpostos por item.

> Função de presidência: total de 10 horas referente à atividade de presidência de comissão examinadora, após a entrega da análise dos recursos impetrados contra o gabarito.

 

O resultado final será publicado no dia 28 de maio e as atividades preparatórias a partir de junho de 2025.