A Comissão Própria de Avaliação (CPA) publicou, na última quinta-feira, 8 de maio, o relatório com os resultados da primeira fase da Avaliação Institucional do IFMG. O documento apresenta o compilado das respostas dadas na pesquisa aplicada durante os meses de novembro e dezembro de 2024. Nesse período, estudantes, professores, técnicos administrativos e comunidade externa puderam participar do primeiro ciclo avaliativo do triênio 2024-2026, respondendo questões relacionadas aos eixos de Desenvolvimento Institucional e Políticas de Gestão.
As informações levantadas permitem uma análise ampla e detalhada do desempenho da instituição. Nesse primeiro questionário (de um total de três), foram 3.847 contribuições registradas, sendo 289 de servidores técnico-administrativos, 534 de docentes, 2.831 de alunos e 193 da comunidade externa. Cinco dimensões foram avaliadas: 1) missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; 2) responsabilidade social; 3) políticas de pessoal; 4) organização e gestão; e 5) sustentabilidade financeira. Entre os principais indicadores levantados está a avaliação da qualidade do ensino no IFMG, considerada positiva por 82,53% dos participantes. A formação de profissionais capazes de atender às demandas da sociedade também foi vista positivamente por 74,03% dos respondentes.
Outro resultado relevante é o que envolve a avaliação da gestão, no aspecto de ser ou não democrática e transparente. Nesta dimensão, é possível consultar um gráfico comparativo entre os 18 campi e a Reitoria. Quatro dessas unidades obtiveram um índice muito positivo, acima de 70%; outras 11 também foram avaliadas positivamente, com índice entre 50% e 70%; as quatro unidades restantes alcançaram percentuais positivos abaixo de 50%, sendo que, em uma delas, o percentual negativo chegou a 52,4%. Neste caso, conforme o diagnóstico apresentado pela CPA, é necessário analisar os resultados e corrigi-los.
A avaliação institucional segue princípios estabelecidos pela Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), sendo formatada de acordo com as diretrizes definidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Trata-se de um processo diagnóstico, formativo e coletivo, voltado para a identificação do perfil e da relevância da atuação institucional nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O atual processo avaliativo foi estruturado em três ciclos ao longo do triênio 2024-2026, resultando na publicação de três relatórios parciais (o primeiro já disponível) e, ao final, um relatório consolidado. Cada um dos ciclos considera avaliações realizadas individualmente pelos campi, que também elaboram seus próprios documentos.
O Sinaes estabelece um total de dez dimensões a serem avaliadas, e, para garantir uma análise completa, cada ciclo foca em dimensões específicas, de modo que, ao fim do triênio, todas tenham sido contempladas. Esse processo permite uma análise aprofundada da realidade institucional, contribuindo para o aprimoramento das políticas acadêmicas, administrativas e pedagógicas. De acordo com a CPA, a autoavaliação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento institucional, fortalecendo a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão oferecidos à comunidade. “Por meio desse esforço contínuo, busca-se fortalecer a cultura de avaliação como um mecanismo essencial para a participação ativa do público interno e externo, contribuindo para o aprimoramento da gestão e para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo IFMG”, afirma a comissão.
Acesse o Relatório Parcial 2024 - Avaliação Institucional
Página da CPA (com relatórios de anos anteriores)
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