Representando o IFMG Campus Formiga, o diretor-geral Patrick Santos de Oliveira participou no dia 10 de abril, de uma reunião estratégica no SICOOB Credifor, como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Formiga (CODECON). Também estiveram presentes Anuar Teodoro Alves, diretor de Políticas Rurais; Eduardo Henrique Avelar Castro, gerente de agronegócios, Rafaella Braz, coordenadora de negócios (agronegócios), e Marcos Vinícius de Moura, gerente de relacionamento de agronegócios.
O encontro teve como objetivo discutir possíveis linhas de crédito específicas para a cadeia de produtos artesanais de Formiga — um setor que vem ganhando destaque estadual. O município já ocupa posição de relevância em Minas Gerais, sendo o 2º maior produtor de mel no estado, com forte presença na produção de geleias, embutidos, linguiças, doces e queijos artesanais.
A proposta de criação de instrumentos financeiros voltados ao setor surgiu ainda em 2024, durante reuniões do CODECON, como uma ação estratégica para fomentar e dar sustentabilidade ao ecossistema produtivo local. Alinhado a essa iniciativa, o IFMG criou recentemente o Centro de Excelência e Inovação em Produtos Artesanais, que atuará em parceria com a Política Rural Municipal no suporte à capacitação, regulamentação e inovação dos produtores, agregando valor e ampliando oportunidades de mercado.
Como próximos passos, está prevista a articulação com outras instituições financeiras da cidade para aprofundar o diálogo, identificar novas possibilidades de crédito e avançar com ações práticas — como a regulamentação via Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a divulgação das linhas de financiamento disponíveis para os empreendedores do campo e da cidade.
Esta é mais uma ação concreta de fortalecimento da economia local, por meio do incentivo ao empreendedorismo rural, à produção artesanal e à valorização dos saberes tradicionais com apoio técnico e institucional.