Na manhã de hoje, dia 10 de janeiro, a diretora-geral substituta do Campus Formiga, Patrícia Regina de Faria, outorgou grau a dez estudantes, sendo eles dos cursos de Engenharia Elétrica e Licenciatura em Matemática, devido à aprovação dos mesmos em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu e concursos públicos.

Dos formandos do curso de Engenharia, Flávia Cordeiro Martins, está aprovada em concurso público para ministração de aulas na cidade de Cláudio e Lucas Ribeiro Leal fará pós-graduação lato sensu em Gestão de Varejo pelo Senac. Paula Carvalho Resende cursará mestrado em Engenharia Elétrica no Cefet/MG, mesmo título do curso escolhido pelas formandas Cíntia Arantes Silva e Natália Rodrigues de Melo, que farão na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Andrey Gustavo de Souza e Carlos Antônio Rufino Júnior farão o curso de mestrado da Universidade Federal de Lavras em Engenharia de Sistemas e Automação, tendo este último se classificado em segundo lugar no processo e também aprovado na seleção para a UFSJ.

Carlos Antônio Rufino Júnior (foto) atribuiu suas aprovações à qualidade do ensino ofertado no Campus Formiga, contando com a boa qualificação dos professores, e aos trabalhos que desenvolveu de Iniciação Científica e de monitoria. Rufino, como é popularmente conhecido, participou de três projetos de pesquisa, que lhe renderam quatro trabalhos publicados, sendo dois em congressos internacionais e dois em periódicos. “Os projetos de pesquisa foram desenvolvidos em parceria com empresas, o que me proporcionou uma aplicação prática na indústria, dos conhecimentos adquiridos em sala de aula”.

Cíntia Arantes Silva também falou da importância dos projetos de pesquisa, principalmente porque o processo seletivo que participou continha análise de currículo. “Outra coisa que me ajudou muito a descobrir qual caminho queria seguir, quero seguir carreira acadêmica e continuar pesquisadora, foram as disciplinas optativas. Os professores exigem muito dos alunos e isso faz com que estejamos mais preparados para os desafios. Sei que será difícil, mas estou confiante, estou preparada”.

Os concluintes do curso de Licenciatura em Matemática Danielle de Souza Rodrigues, Marcos Felipe Pereira Silva e Miguel Carvalho Nascimento se preparam para as designações de aulas das redes municipal e estadual. Danielle já está aprovada em concurso público na cidade de Bambuí.

O diretor de Ensino substituto, Cláudio Alves Pereira, que esteve presente ao evento, falou dos aprendizados que estes estudantes deixaram ao Campus Formiga. “As contribuições que vocês nos deram na construção dos horários de aulas, nos projetos pedagógicos e em outros aspectos, nos ajudaram a melhorar nosso atendimento, por isso, somos gratos a vocês pelo que deixam de legado”!

Esta é uma grande satisfação para o Campus Formiga conforme destacou a diretora-geral substituta. “Para nós é muito bom ter alunos que se destacam, tanto dentro da instituição quanto no mercado de trabalho. Que os estudantes saibam que a vida não será fácil, mas que eles tenham capacidade para seguir em frente e superar todos os desafios”.

Formandos proferindo o juramento

O diretor de Ensino substituto, Cláudio Alves Pereira, fala aos estudantes

Patrícia Regina de Faria, diretora-geral substituta, durante cerimônia de outorga de grau