O IFMG Campus Formiga tem motivo para celebrar. Um de seus técnicos administrativos em educação (TAE), o pedagogo Guilherme Prado Roitberg (foto), atuante na área de pesquisa, foi convidado a coordenar um Simpósio Temático (ST) no 33º Simpósio Nacional de História, o maior evento da área no Brasil, que ocorrerá de 13 a 18 de julho na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte. As inscrições para a apresentação de trabalhos nos Simpósios Temáticos vão até o dia 14 de março.
O simpósio, que reunirá pesquisadores de toda a América Latina, terá uma programação extensa, com apresentações de trabalhos de graduação, mestrado e doutorado. A coordenação dos simpósios temáticos é composta exclusivamente por doutores, o que evidencia o reconhecimento do pesquisador do IFMG Campus Formiga por sua experiência e produção acadêmica. Sua atuação no ST abordará temas relacionados à "Eugenia e seus impactos: ciência, saúde e educação". A coordenação deste ST será compartilhada com a pesquisadora da FioCruz, Juliana Manzoni Cavalcanti.
Guilherme, além de ser pedagogo, possui formação em História e sua pesquisa de pós-doutorado na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) está diretamente relacionada ao tema do ST, o que gerou o convite para a coordenação. O pesquisador possui o projeto de pesquisa aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o tema: “Entre o racialismo e o evolucionismo: rupturas e permanências da eugenia na obra tardia de Salvador de Toledo Piza Júnior”.
O pesquisador tem investigado temas como eugenia, racismo científico e políticas de exclusão na história da educação brasileira, analisando documentos que revelam práticas discriminatórias enraizadas no sistema educacional. “Minha pesquisa contribui para um debate necessário sobre a superação dessas práticas e a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva, destaca Guilherme.
A participação do pesquisador no simpósio reforça o compromisso do IFMG com a inclusão educacional e a produção científica. O Campus Formiga tem se esforçado para contrastar com discursos e práticas excludentes ainda presentes na educação brasileira. Um exemplo disso é o projeto de ensino, elaborado pelo pedagogo Guilherme Roitberg, que prevê a capacitação de professores para a criação de avaliações adaptadas a alunos com necessidades educacionais específicas, iniciativa que busca superar a chamada "pedagogia da exclusão".
O IFMG Campus Formiga segue comprometido com a inclusão, a pesquisa e a tecnologia, consolidando-se como uma instituição de referência na promoção de uma educação equitativa e de qualidade. A participação de um TAE na coordenação de um ST em um evento de tamanha magnitude demonstra a importância do papel dos técnicos administrativos na produção científica e no desenvolvimento de pesquisas que impactam diretamente a sociedade.