O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga, por meio do Setor de Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (SEIPPG), publicou o Edital 146/2025, que estabelece as normas para o registro de projetos de extensão voluntários elaborados por servidores do campus. O objetivo é estimular a oferta de projetos de extensão, fortalecer a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, e contribuir para o desenvolvimento local e regional.

O edital visa registrar projetos de extensão que promovam a transformação social, cultural, econômica e tecnológica, envolvendo tanto a comunidade interna do IFMG quanto a comunidade externa. As propostas devem ser submetidas por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), no módulo de extensão, e seguir o modelo disponível no sistema. O período de submissão será de 12 de fevereiro a 28 de novembro de 2025, exceto durante os recessos natalinos.

Os projetos de extensão devem ser coordenados por servidores do IFMG - Campus Formiga e podem contar com a participação de membros servidores, discentes, colaboradores externos e parcerias institucionais. A equipe do projeto deve ser composta por um coordenador, podendo incluir até quatro membros internos e dois colaboradores externos. A carga horária semanal para o coordenador é de até 12 horas, para membros servidores é de até 6 horas, e para colaboradores externos é de até 4 horas.

Os projetos aprovados terão vigência de execução de 6 a 12 meses e os coordenadores deverão entregar um relatório final em formato digital ao término do projeto. O relatório deve incluir fotos, imagens ou prints de tela que comprovem a execução das atividades, além de documentar as lições aprendidas e as conclusões do projeto.

O edital também prevê a possibilidade de execução de projetos no Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU LabMaker), localizado no campus. Servidores interessados em submeter projetos para execução no LICEU LabMaker devem consultar previamente a equipe gestora do espaço e incluir a expressão “LICEU LabMaker” no título do projeto.

Os direitos relativos à propriedade intelectual resultantes dos projetos desenvolvidos com o apoio do IFMG serão protegidos de acordo com a legislação específica, e os resultados pecuniários auferidos em eventual exploração comercial da tecnologia serão definidos em contratos de transferência de tecnologia.

Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo ou entrar em contato com o SEIPPG pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Edital 146/2025