O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga, por meio do Setor de Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (SEIPPG), publicou o Edital 147/2025, que estabelece as normas para o registro voluntário de projetos de pesquisa voltados à produção bibliográfica, técnica ou tecnológica por servidores do campus.
O edital tem como objetivos principais registrar os projetos de pesquisa, fortalecer a produção bibliográfica, técnica ou tecnológica dos grupos de pesquisa do IFMG - Campus Formiga e estimular a criação de novas linhas e grupos de pesquisa. Os projetos devem ser coordenados por servidores do campus e podem contar com a participação de até quatro membros internos, entre servidores e discentes, além de dois colaboradores externos.
As propostas devem ser submetidas por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), no módulo de pesquisa, e seguir o modelo disponível no sistema. O período de submissão será de 12 de fevereiro a 28 de novembro de 2025, exceto durante os recessos natalinos. A avaliação dos projetos e homologação das inscrições ocorrerá em até 10 dias úteis após a submissão.
Os projetos aprovados terão vigência de execução de 6 a 24 meses e os coordenadores deverão entregar um relatório final em formato digital ao término do projeto. O relatório pode ser comprovado por meio de submissão ou aceite de manuscritos em congressos ou revistas, publicação de capítulos de livros, pedidos de patente ou registro de software, ou elaboração de produtos técnicos e/ou tecnológicos.
O edital também prevê a possibilidade de execução de projetos no Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo Universitário (LICEU LabMaker), localizado no campus. Servidores interessados em submeter projetos para execução no LICEU LabMaker devem consultar previamente a equipe gestora do espaço.
Os direitos relativos à propriedade intelectual resultantes dos projetos desenvolvidos com o apoio do IFMG serão protegidos de acordo com a legislação específica, e os resultados pecuniários auferidos em eventual exploração comercial da tecnologia serão definidos em contratos de transferência de tecnologia.
Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo ou entrar em contato com o SEIPPG pelo e-mail