As estudantes Francielly e Tabatha com o professor José Sérgio

O professor José Sérgio Domingues e as estudantes do sexto período do curso de Licenciatura em Matemática, Francielly dos Santos Bento e Tabatha Helena da Silva divulgam a produção do livro de autoria dos três, intitulado “Introdução à Álgebra Elementar”.

O livro é parte fundamental de um projeto de extensão desenvolvido no Campus de março de 2015 a junho de 2016, com a finalidade de estudar os conteúdos da disciplina com acadêmicos do curso de Matemática e também, disseminar a utilização do sistema de editoração de textos LATEX (para a comunidade interna e externa ao IFMG), que foi o sistema utilizado na confecção do material.

Assim, o livro deve ser uma referência completa para a disciplina Introdução à Álgebra, do primeiro período do curso de Matemática do Campus Formiga, também podendo ser utilizado em disciplinas como Álgebra Linear, Álgebra, Geometria Analítica, dentre outras.

De acordo com o professor José Sérgio, “o livro trata de muitos assuntos já estudados pelos acadêmicos nos ensinos fundamental e médio, mas já trazendo certo rigor matemático necessário em cursos de graduação, além de introduzir conceitos e técnicas de demonstração matemática que serão úteis aos acadêmicos durante toda a graduação”, explica.

O material produzido tem 310 exercícios, sendo que, o capítulo final é dedicado para a apresentação das respostas de praticamente todos eles e também, de dicas de resolução para alguns outros.

Livro Introdução à Álgebra Elementar (1,42 MB)