Nos dias 08 e 09 de dezembro, o Campus Formiga recebe estudantes e professores dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física para o V Encontro do Pibid IFMG.

Os participantes são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e aproveitam o evento para apresentar os trabalhos realizados, os resultados obtidos e compartilharem conhecimentos.

O evento teve início na noite do dia 08, com o credenciamento, abertura oficial e palestra de abertura. A apresentação do evento foi realizada pela professora e coordenadora do Programa no Campus, Mônica Lana da Paz, a abertura oficial ficou por conta do diretor-geral do Campus Formiga, professor Washington Santos da Silva, e o professor Niltom Vieira, coordenador institucional substituto, que destacou a relevância dos encontros e da partilha do conhecimento.

Na sequência da abertura do evento, ocorreu a palestra de abertura proferida pela professora Cecília Alves, que também é responsável pela Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais. O tema da palestra foi “Ser professor: conceito aprendido para ser vivido e conceito vivido para ser atendido”, assunto diretamente relacionado ao tema proposto para o V Encontro do Pibid “A construção da identidade profissional do professor”.

A palestrante, que possui experiência de quase 30 anos como professora, contou um pouco de sua carreira e falou sobre os desafios que um professor enfrenta principalmente sobre o que se refere ao aprendizado durante a graduação e o que será feito na sala de aula conduzida por este, hoje, aluno.

Cecília destacou a importância de um bom trabalho como professor, a paixão pela profissão e a seriedade que a mesma, exige, pois, de acordo com ela, “um médico quando erra, ‘mata’ na hora, um professor quando erra, ‘mata’ em longo prazo” ao negligenciar o aprendizado do aluno.

Sobre sua participação em um encontro do Pibid Cecília comentou que “o Pibid é um programa nacionalmente reconhecido como uma possibilidade de aproximação da graduação ao fazer da sala de aula, então, estar aqui hoje para poder falar de uma experiência do que é ensinado e aprendido dentro das universidades e do que é vivenciado para se tornar conhecimento dentro da escola é para mim motivo de muita satisfação e pensar a identidade do professor é pensar nesses dois conceitos, o que ele aprende na universidade e que se transpõe didaticamente pro fazer pedagógico e o que ele faz pedagogicamente que ele reconhece como conhecimento academicamente aceito consistente que pode virar experiência para outras pessoas”.

A palestrante concluiu destacando sua satisfação em estar presente: “É uma alegria imensa estar aqui, é uma alegria poder dividir com os jovens estudantes, futuros professores, a possibilidade de fazer uma sala de aula mais realista aonde os jovens possam aprender mais sem deixar nenhum brasileiro a menos e nem do lado de fora da escola”.

Mesa composta para abertura oficial do evento: Mônica Lana, Niltom Vieira, Cecília Alves e Washington Santos

Cecília durante a palestra

Homenagem entregue à palestrante pela professora Mônica e a aluna Francielly Bento